Extensão

Projeto Carro-Biblioteca da UFMG completa 50 anos

Criado em 1973, um dos projetos de extensão mais antigos da Universidade leva informação para comunidades periféricas.

Com o objetivo de levar uma biblioteca itinerante para locais que não têm essa estrutura, foi criado em 1973 o Carro-Biblioteca, um dos projetos de extensão da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG. O trabalho começou a ser realizado em uma Kombi e, ao longo dos anos, passou para um micro-ônibus e, posteriormente, para um ônibus. 

Atualmente, o Carro-Biblioteca atua em três comunidades: Dom Pedro I (São José da Lapa), Paulo VI e Nova Pampulha (Belo Horizonte), que recebem visitas semanais de duas horas. 

A comemoração do cinquentenário do projeto foi realizada durante a Semana do Conhecimento UFMG 2023 e teve mesas-redondas, sarau literário, visita ao carro e a inauguração da exposição fotográfica que resume a história da iniciativa a partir de uma linha do tempo. 

Conheça mais sobre o projeto e suas relações com ações de ensino, pesquisa e extensão no vídeo da TV UFMG. 

Saiba mais nosite do projeto e acompanhe o Instagram

Entrevistados: Maria Guiomar Frota - subcoordenadora Projeto Carro-Biblioteca; Marina Cajaíba - coordenadora Projeto Carro-Biblioteca; Luana Bozi - bibliotecária e ex-bolsista do Carro Biblioteca 

Ficha técnica: Produção: Flávia Moraes e Vitória Brunini; Reportagem: Isadora Oliveira; Motorista: Pedro Campos; Imagens: Lucas Tunes e Arquivo Carro Biblioteca; Edição de imagens: Marcia Botelho