Extensão

Projeto da Psicologia fará avaliação de estudantes com dificuldades de aprendizagem

Atendimentos ocorrerão em oito sessões, no segundo período letivo

Avaliação dará laudo neuropsicológico a estudantes da graduação com dificuldades de aprendizagem
Avaliação fornecerá laudo neuropsicológico a estudantes da graduação com dificuldades de aprendizagem Lucas Braga | UFMG

O Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND) e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) estão recrutando estudantes da graduação da UFMG, com mais de 18 anos, para avaliação de possíveis dificuldades de aprendizagem causadas por dislexia e/ou discalculia. Os interessados devem preencher formulário eletrônico até 26 de agosto.

No próximo período letivo, os inscritos que passarem pela triagem iniciarão processo de avaliação, ao fim do qual receberão um laudo neuropsicológico. O processo é executado por meio de diferentes métodos, instrumentos e técnicas com o objetivo de descrever um indivíduo em relação aos seus comportamentos, incluindo potencialidades e dificuldades.

Cada inscrito passará por uma entrevista inicial. Após a aplicação dos testes psicológicos e neuropsicológicos, os resultados serão analisados para a elaboração do laudo. Os resultados serão detalhados no último encontro do processo de avaliação, que deve totalizar oito sessões presenciais na própria UFMG. O agendamento considerará a disponibilidade dos participantes e dos extensionistas do projeto.

Pipa
O projeto Avaliação neuropsicológica de estudantes do ensino superior com dificuldades de aprendizagem, da Fafich, foi concebido por estudantes do curso de psicologia que participam do grupo de pesquisa da professora Júlia Beatriz Lopes Silva. O projeto foi uma das iniciativas selecionadas pelo edital do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção da Acessibilidade (Pipa), lançado neste ano pelo NAI.