Extensão

Projeto de dança Sarandoso retoma atividades presenciais

Vinculada à Escola de Dança e Ritmo Sarandeiros, a iniciativa é direcionada ao público acima de 60 anos

Integrantes do Sarandoso experimentam vários ritmos brasileiros
Integrantes do Sarandoso experimentam ritmos como o frevo e o carimbóDivulgação | EEFFTO–UFMG

Após dois anos de suspensão das atividades presenciais, o projeto Sarandoso retoma os encontros na sala de dança da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), no campus Pampulha. Interessados devem comparecer nos dias e horários das aulas (terças e quintas, das 12h30 às 13h30) para se inscrever.

O Sarandoso integra o Projeto Escola de Dança e Ritmo Sarandeiros desde 2004. O objetivo é promover a saúde por meio de práticas de dança. Os participantes, acima de 60 anos, têm oportunidade de conhecer e vivenciar alguns ritmos populares brasileiros (frevo, maracatu, boi bumbá e carimbó) durante os encontros.  

A professora Lívia Linhares, que acompanha o projeto, menciona algumas vantagens das práticas para os idosos, como a “motivação para assimilar novos movimentos e expressões, que está relacionada à necessidade de conhecer a si próprio e à autoconfiança e liberdade no desempenho de alguma atividade”.  

A mudança positiva proporcionada pela participação no projeto pode impactar  fortemente a vida dos integrantes, por meio do convívio social e da melhora da autoestima.

Com Assessoria de Comunicação da EEFFTO