Saúde

Projeto de reabilitação pulmonar da UFMG acompanha pacientes a distância

Trabalho é realizado com pessoas que se enquadram no grupo de risco do coronavírus

O projeto Reabilitação Pulmonar, criado em 2018 pelo professor Marcelo Velloso, do Departamento de Fisioterapia da UFMG, e coordenado pela doutora em Ciências da Reabilitação pela UFMG Liliane Mendes, promove o tratamento de pessoas com doenças pulmonares crônicas. Trata-se de enfermidades que não têm cura e causam redução persistente do fluxo do ar. Sem tratamento, podem levar a infecções incapacitantes. 

O programa oferece uma série de exercícios e atividades que ajudam a melhorar a qualidade de vida e a minimizar os riscos e o agravamento da doença.  

Com a chegada do novo coronavírus ao Brasil, os participantes do projeto enquadrados no grupo de risco ficaram ainda mais vulneráveis. Entretanto, os coordenadores encontraram uma alternativa para que os pacientes continuassem o tratamento. Por meio de chamadas de vídeo e ligações por telefone, eles monitoram semanalmente as pessoas atendidas pelo programa e indicam os exercícios a serem realizados por elas.   

Equipe: Luíza Martins (produção e reportagem), Projeto Reabilitação Pulmonar (imagens), Marcia Botelho (edição de imagens), Jessika Viveiros (edição de conteúdo)