Projeto 'Diálogos com estudantes' é aberto em Montes Claros

Iniciativa que será estendida para outras unidades da UFMG pretende criar espaços de escuta, acolhimento e registro de experiências discentes

Sandra e Alessandro: educador também aprende com o educando
Sandra e Alessandro durante o evento que abriu as atividades do projeto em Montes ClarosReprodução

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, em Montes Claros, sediou nesta segunda-feira, dia 30, a primeira atividade do projeto Diálogos com estudantes, iniciativa  do Programa Integração Docente como parte da programação de volta às aulas do segundo semestre letivo de 2020.

Após apresentação dos integrantes da Administração Central envolvidos no projeto, a professora Eliane Marina Palhares Guimarães, diretora do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), deu início à primeira sessão de debates dos estudantes, que teve o tema Que bom? Que pena? Que tal? Diálogo entre estudantes sobre a experiência na Universidade no contexto atual.

Participaram dessa mesa os estudantes Emannuelly Amaral dos Santos, Sony Caldeira, Eulina Fernandes Damião, Raphael Colombo Gaspar, Carolina Freitas Schettino e Ronize Sena da Silva. Wellyngton Poli, graduando do curso de Administração, mediou o debate, que pode ser assistido a partir do minuto 54 deste vídeo, que está disponível no canal do ICA no YouTube.

Integração docente e discente
“Deixo aqui a minha solidariedade a todos que perderam algum ente querido nesta pandemia”, disse a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, na abertura do evento. Ela lamentou que a edição-piloto da “integração discente”, como o projeto estava sendo chamado, tivesse que ocorrer remotamente, mas lembrou: “A nossa prioridade neste momento é preservar a vida”.

“O momento é de empatia e flexibilidade”, pontuou a reitora. “É no coletivo que vamos encontrar a melhor maneira de seguir enfrentando este momento que é difícil para todos nós”, acrescentou. Em sua fala, Sandra Goulart Almeida lembrou que o campus Montes Claros foi seu último destino antes de a Universidade entrar em regime de isolamento social e as viagens cessarem. “Não vejo a hora de estarmos juntos de novo”, disse, reafirmando o caráter temporário do isolamento. “Vai passar", acrescentou.

O vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira afirmou que o projeto Diálogos com estudantes nasceu do interesse de que a UFMG se torne um espaço cada vez mais acolhedor. “Esses diálogos são apenas uma fração da imersão acadêmica que a gente tanto deseja e espera, envolvendo estudantes e professores”, disse.

No evento desta segunda, Benigna Maria de Oliveira, pró-reitora de Graduação, Claudia Mayorga, pró-reitora de Extensão, e Tarcísio Mauro Vago, pró-reitor de Assuntos Estudantis, destacaram, em suas falas, o potencial da iniciativa para incorporar os estudantes nas discussões de um projeto para a Universidade em tempos pandêmicos.

"A palavra do momento é colaboração: mais do que nunca estamos vendo o quanto é importante trabalharmos de forma colaborativa", disse Benigna. De acordo com Cláudia Mayorga, a "extensão entra no projeto justamente tentando contribuir para que esse diálogo também tome como referência a sociedade em que nós estamos inseridos". E Tarcísio Vago sustentou que o diálogo com os estudantes é um compromisso político da UFMG. "A cada conversa, saímos enriquecidos; vocês, estudantes, nos enchem de ideias, de paixão. É isso o que queremos.”

Sobre o projeto
A professora Maria José Batista Pinto Flores, diretora de Inovação e Metodologias de Ensino da UFMG, explicou a proposta do Diálogos com estudantes. “Trata-se de um projeto que articula espaços institucionais em favor de um encontro com o objetivo de aproximar, acolher, escutar, dialogar e registrar as experiências dos estudantes de graduação no atual contexto universitário”, disse.

Segundo ela, a ideia é instaurar encontros virtuais em todas as unidades da UFMG. “Estamos, desde o mês de agosto, realizando reuniões quinzenais com diversas representações dos estudantes”, relatou.

O diretor do ICA, Leonardo David Tuffi Santos, celebrou a iniciativa: “É muito importante ter os estudantes como protagonistas da construção de uma universidade mais acolhedora, mais inclusiva, que respeite as diferenças", disse.

O projeto Diálogos com estudantes terá diversas atividades, como oficinas, rodas de conversas e um mural de experiências. Todas as informações estão disponíveis na página do programa Integração Docente.

Ewerton Martins Ribeiro