Notícias Externas

Projeto do IFMG com soluções de saneamento para ocupação da Grande BH ganha prêmio internacional

Professor Daniel Miranda, líder da equipe premiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, conversou com a UFMG Educativa

Projeto premiado pelo BID propõe alternativas para Ocupação Izidora
Projeto premiado pelo BID propõe alternativas para Ocupação Izidora Reprodução / Facebook - Resiste Izidora

Criar ideias de negócios que contribuem para solucionar, de forma sustentável, problemas ligados ao acesso a água, esgoto e higiene em assentamento informais. Essa era a proposta de uma competição on-line promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Participaram da competição jovens de países da América Latina e do Caribe e entre as três propostas contempladas está uma do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - campus Santa Luzia

A equipe é liderada pelo professor Daniel Augusto de Miranda e composta dos estudantes Katy Marilym de Matos Neves, Nelson Xavier Ribeiro Neto e do ex-aluno Lorenzo Perpétuo Pinto. O projeto venceu a categoria Saneamento, com propostas de duas tecnologias de baixo custo para tratamento da água do chuveiro, da pia, do lavatório e também do vaso sanitário para a Ocupação Izidora, última área de grande porte não parcelada do município de Belo Horizonte, que fica na divisa com Santa Luzia, e conta com cerca de 8 mil famílias e 30 mil moradores.

A Ocupação Izidora é considerada um dos sete casos mais graves do mundo em termos de violações dos direitos humanos, conforme julgado pelo Tribunal Internacional de Despejos (Equador). As pessoas que moram na ocupação não têm acesso ao sistema de esgoto, situação que também atinge quase metade dos brasileiros. No Brasil, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Regional, essa rede atende apenas a 105,5 milhões de pessoas, o equivalente a 53,2% da população.

Em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 29, o professor Daniel Miranda, do curso de Engenharia Civil do IFMG - campus Santa Luzia, falou sobre o projeto e sua aplicação.

Ouça a conversa com Luíza Glória
Equipe do projeto do IFMG premiado em concurso do BID