Notícias Externas

“Favela Hacklab” apresenta seus trabalhos neste fim de semana

Laboratório comunitário promove criatividade e inovação entre crianças, jovens e mulheres da periferia de BH

O projeto Favela Hacklab leva tecnologia e a cultura do
O projeto Favela Hacklab leva tecnologia e a cultura do "faça você mesmo" às comunidades Divulgação Favela Hacklab

Existem atualmente várias escolas que contam com boas estruturas, laboratórios bem equipados e até aulas de robótica. Por outro lado, infelizmente, o acesso a esse tipo de recurso para os  jovens da periferia ainda é escasso. Além disso, as práticas de educação “do it yourself” ou “mãos na massa”, que estão cada vez mais presentes no ambiente educacional, também acabam ficando limitadas à um público restrito. Na tentativa de suprir parte desta carência, o projeto Favela Hacklab implantou uma espécie de clube laboratório comunitário nas comunidades em que atua. Inspirado nos conceitos da cultura maker, de que qualquer pessoa pode construir, consertar, modificar e fabricar objetos e projetos com suas próprias mãos, a primeira edição do Favela Hacklab em BH envolveu, nos meses de maio e junho de 2019, cerca de 20 crianças e jovens estudantes das escolas do Alto Vera Cruz. Na segunda oficina, 40 mulheres se reuniram para colocar em prática o lado criativo e empreendedor, aprendendo a montar uma extensão elétrica, instalar LED’s em peças de roupas e construir um mobiliário em madeira. O resultado das oficinas do projeto Favela Hacklab será apresentado numa mostra neste final de semana, realizada em uma parceria entre o projeto Gambiologia e a Associação Arebeldia.

Para saber mais sobre a mostra e projeto Favela Hacklab, o programa Expresso 104,5 conversou com o rapper Flávio Renegado, fundador da ONG Associação Arebeldia.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

A mostra de trabalho do projeto Favela Hacklab integra a Kizomba da Vera, celebração anual organizada pela ONG Arrebeldia no Alto Vera Cruz. A mostra fica disponível para visitação em dois dias, sábado e domingo, 21 e 22,  de 10h às 18h, na sede do Projeto Sementes do Futuro - Rua Fernão Dias, 3313, no Alto Vera Cruz. Para mais informações sobre o Favela Hacklab, acesse facebook.com/gambiologiafacebook.com/arebeldia.

Produção: Célio Ribeiro, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael