Notícias Externas

Projeto faz releituras de clássicos dos Beatles em ritmos nordestinos

‘Um beatlemaníaco apaixonado por forró’ foi quem teve a ideia de montar o Beatles Cordel

Capa de ‘Beatles Cordel’, lançado nas plataformas digitais, é inspirada em álbum clássico dos Fab Four
Capa de ‘Beatles Cordel’, lançado nas plataformas digitais, é inspirada em álbum clássico dos Fab Four Divulgação

O primeiro disco da banda Beatles Cordel chegou às plataformas digitais nesta sexta, 14. O álbum que leva o mesmo nome do grupo inclui oito canções escritas por John Lennon e Paul McCartney em clima nordestino, trazendo características do xote, maracatu, baião e frevo. As músicas são intercaladas por 10 vinhetas-cordéis contadas por Seu Quité, personagem criado para o álbum e interpretado pelo ator Giovani Bruno, um sertanejo que costuma ouvir as canções de "Paulo Macarti" e "João Eleno" em seu radinho de pilha. Entre as músicas repaginadas, estão clássicos dos Beatles como Blackbird, All You Need Is Love e Day Tripper.

Quem contou mais sobre o projeto ao programa Noite Ilustrada desta sexta foi o cantor e idealizador do Beatles Cordel, Rafael Beibi. Ele explicou que teve a ideia juntando suas duas grandes paixões: a banda de Liverpool e o forró. “A minha vida na música se formou comigo no palco tocando e cantando forró. Eu me descobri compositor cantando forró e eu queria juntar essas duas coisas, mas de um jeito especial. Eu queria expandir esse universo da cultura popular nordestina dentro dessa ideia e trazer o cordel também, eu sempre tive vontade também de misturar com teatro, porque esse disco começou com um espetáculo”, detalhou.

A entrevista começou com pergunta em forma de cordel, elaborada por um dos nossos produtores, Maron Filho, e passou pelo processo de adaptação de um espetáculo de 17 músicas para um disco de oito. Rafael Beibi ainda conversou sobre o Seu Quité e apresentou os outros músicos da banda e suas principais características. Para acompanhar o trabalho do conjunto paulista, você pode acessar o perfil deles no Instagram e no Facebook.


Produção: Maron Filho e Carlos Ortega, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael

Publicação: Alessandra Dantas