Arte e Cultura

Projeto de extensão 'Flores do morro' diversifica atividades na pandemia

Iniciativa desenvolvida no Morro das Pedras distribui kits de bordado e costura e oferece atendimento psicológico às mulheres participantes

O Flores do morro é um projeto de extensão da UFMG que oferece oficinas de dança, costura e pintura a um grupo de mulheres que vivem no aglomerado Morro das Pedras, região Oeste de Belo Horizonte. Devido à covid-19 e às medidas de distanciamento social, o grupo, além de ajudar as participantes neste difícil momento, teve de repensar suas atividades para manter o vínculo entre elas.  

De acordo com a professora da Escola de Belas Artes da UFMG Anamaria Fernandes, uma das coordenadoras do Flores do morro, antes mesmo da pandemia, já se percebia a necessidade de um acompanhamento psicológico, que se revelou ainda mais importante em contexto de isolamento. Assim, uma das ações foi o estabelecimento de um atendimento psicológico virtual semanal. 

Júlia Passos, graduada pela Escola de Arquitetura da UFMG e voluntária do projeto, diz que foram pensadas diversas formas de interagir com o grupo durante o isolamento. Uma dessas ações é a entrega de kits de bordado e pintura para que as mulheres continuem o trabalho em casa. Júlia informa também que uma das consequências mais importantes dessas ações foi a interação com outros grupos da comunidade e com outros projetos sociais. 

Entrevistados: Anamaria Fernandes, coordenadora do projeto, Glaucinei Rodrigues, coordenador do projeto, Júlia Passos, voluntária e ex-aluna da UFMG, Márcio Murari, bolsista de extensão, Tatiana de Castro, professora de costura voluntária, e Terezinha Pereira, aposentada
Equipe: Diogo Diniz (produção), Cedoc TV UFMG e Flores do morro (imagens), Marcia Botelho (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)