Ensino

Projeto Florescer estimula presença da natureza e da arte nas escolas de Belo Horizonte

Objetivo é criar, nos locais subutilizados das escolas, espaços verdes para ensino e para promoção do bem-estar

Um ambiente bonito, poético e acolhedor contribui para o bem-estar. Essa é a ideia que motivou a criação do Projeto Florescer, que prevê um olhar sensível sobre os espaços escolares, aliado a propostas criativas de intervenção. A ideia surgiu a partir da implementação do Jardim Mandala no campus Pampulha pelo mestrando em Educação Wellington Dias, e agora conta com o inventivo da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Para acolher estudantes e comunidade escolar na volta às aulas presenciais, a proposta do projeto é incentivar as escolas da rede municipal a pensarem em intervenções para seus espaços externos, por meio de experimentações estéticas capazes de criar ambientes que promovam o bem-estar.

Os espaços montados contam com pinturas temáticas, jardins sensoriais, plantas medicinais, comestíveis e frutíferas, e fontes de água corrente com peixes, que funcionam também como locais de brincadeiras e de aulas, já que o aproveitamento de espaços externos é oportuno no atual momento da pandemia.

Atualmente o projeto está em implantação em seis EMEIs de Belo Horizonte, e recebe inscrições de outras escolas interessadas por meio de um formulário on-line. Após a inscrição, é feita uma visita à escola para avaliação dos espaços e discussão com a coordenação da instituição para pensar, de forma conjunta, o tipo de intervenção a ser feita.

(Com informações da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte)

No segundo vídeo da série produzida pela TV UFMG, você vai conhecer exemplos de escolas com espaços revitalizados.

Equipe: Vitória Fonseca (produção e reportagem); Antonio Soares (imagens); Otávio Zonatto (edição de imagens); Renata Valentim (edição de conteúdo)