Ensino

Projeto Integração Docente abre inscrições para cursos sobre educação a distância

Juntas, as quatro formações de curta duração oferecem 400 vagas

Professores da UFMG interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre educação a distância podem se inscrever nos quatro cursos de extensão on-line oferecidos pelo Caed/UFMG sobre a temática: Introdução à EaD, Noções Básicas de Direitos Autorais, Introdução à Acessibilidade na EaD e Introdução à Webconferência na EaD.

As inscrições poderão ser feitas a partir de segunda-feira, 22, por meio do site do projeto Integração Docente. Elas ficarão abertas até 3 de julho ou até o preenchimento das vagas – 100 para cada opção.  

As formações têm carga horária de 15 horas, que podem ser cumpridas durante o período de 22 de junho a 22 de julho, e são autoinstrucionais, ou seja, não contam com o acompanhamento de um tutor. Os inscritos que concluírem o curso com o aproveitamento mínimo definido pela coordenação receberão certificado. 

A ação integra a programação do program Integração Docente: ações formativas para as práticas pedagógicas, iniciativa promovida pela Pró-reitoria de Graduação, por meio do GIZ, Caed e Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), para auxiliar docentes da UFMG a utilizar recursos pedagógicos virtuais para o desenvolvimento de suas disciplinas durante o período de pandemia de Covid-19.

Retorno gradual
Na última quarta-feira, 17, o Ministério da Educação (MEC) publicou portaria que autoriza a prorrogação, até dezembro, da substituição de aulas presenciais pelas ministradas por meios digitais. Antes mesmo da medida, a Universidade vem dedicando esforços para propor, em conjunto com os vários segmentos da comunidade acadêmica, alternativas para o retorno gradual das atividades, de forma segura e inclusiva.

O programa já organizou dois fóruns [leia aqui e aqui] para discutir o impacto da doença sobre o ensino superior e o planejamento da retomada das aulas, ofertou uma oficina e um webinar sobre a plataforma Moodle. Novos eventos e capacitações ocorrerão nos próximos meses.

Mais informações sobre as atividades do projeto estão disponíveis na página da iniciativa.

Tela da página do programa Integração Docente
Tela da página do programa Integração Docente, que concentra as atividades de formaçãoReprodução

Com Assessoria de Comunicação do Caed / UFMG