Notícias Externas

Projeto libera venda de bebidas alcoólicas nos estádios

Atualmente, consumir bebidas alcoólicas nos estádios não é proibido, mas a permissão tem restrições em jogos de futebol

Em Minas, desde 2015, está em vigor a lei que libera a venda de bebidas nos estádios, mas com restrição de horário
Em Minas, desde 2015, está em vigor a lei que libera a venda de bebidas nos estádios, mas com restrição de horário PBH | Divulgação

O Projeto de Lei 3218 de 2016 libera a venda de bebidas alcoólicas em todas as dependências e horários nos estádios de futebol. Atualmente, consumir bebidas alcoólicas nos estádios não é proibido, mas a permissão tem restrições em jogos de futebol: as vendas podem ser realizadas apenas da hora da abertura dos portões até o fim do intervalo entre o primeiro e o segundo tempo das partidas, e o consumo não pode ser feito nas arquibancadas. 

Mas para a Comissão Nacional de Prevenção à Violência nos Estádios, os projetos em tramitação nos estados brasileiros que visam liberar o consumo de bebidas alcoólicas no interior das arenas vão contra o estatuto do torcedor que veta o porte de objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos violentos. 

A venda de bebida alcoólica nos estádios foi proibida em todo o Brasil em 2008, quando a CBF, Confederação Brasileira de Futebol e o CNPG, o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais, assinaram um termo visando combater a violência nos estádios. Mas com o fim da Copa do Mundo, cada estado tem adotado um entendimento sobre a questão.  

ouca-a-conversa-com-joao-pedro-viegas-15-12-2017.mp3