Extensão

Odontologia oferece atendimento gratuito para bebês com fissura de lábio e palato

Tecnologia desenvolvida no âmbito do Projeto NAM favorece recuperação e evita cirurgias adicionais

No último sábado, 24 de junho, foi celebrado o Dia Nacional de Conscientização Sobre a Fissura Labiopalatina. A data foi instituída em 2022 para estimular a divulgação de informações sobre a condição, que acomete um em cada 650 recém-nascidos no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Projeto NAM (Nasoalveolar Modelador), coordenado pelo professor Henrique Pretti, é uma iniciativa extensionista da Faculdade de Odontologia da UFMG que atende gratuitamente bebês nascidos com fissuras de lábio e palato. As crianças recebem assistência pré-operatória gratuita que proporciona melhor recuperação e orientação para as famílias.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, crianças fissuradas recebem atendimento de especialistas do Hospital da Baleia, como nutricionistas, cirurgiões plásticos e cirurgião bucomaxilo. Posteriormente, são encaminhadas ao NAM.

Dispositivos
O tratamento inovador, desenvolvido no âmbito do projeto da UFMG, consiste em três dispositivos (OrthoAligner NAM, elevador nasal e fitas), que auxiliam no fechamento da fenda e na correção estética dos pacientes. O procedimento é realizado antes mesmo da primeira cirurgia (queiloplastia), que ocorre em média aos seis meses de vida, tornando-a menos invasiva. O OrthoAligner NAM é uma sequência de placas trocadas semanalmente. Embora seu objetivo principal seja o fechamento da fenda, o procedimento acaba contribuindo também para uma melhor qualidade de vida, uma vez que a placa promove a vedação do palato (céu da boca), impedindo que o leite retorne pelo nariz. 

Como o próprio nome sugere, o elevador nasal, por sua vez, é utilizado para elevar a asa do nariz e a columela nasal, enquanto as fitas ajudam no fechamento da fenda do lábio. Os três dispositivos são fabricados pela Compass, empresa parceira do projeto e pioneira em soluções para pacientes com esse tipo de deformidade.

A equipe do projeto é formada por professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação, responsáveis pelo acolhimento das famílias e atendimento clínico dos bebês. 

Trissonomia do 21
Também foi criado pelo professor Henrique Pretti o Projeto T21, destinado ao atendimento multidisciplinar da hipotonia orofacial e protrusão lingual em bebês com Trissomia do 21. 

Conheça o projeto na matéria produzida pela TV UFMG:

Equipe: Renata Valentim (produção, reportagem e edição de conteúdo), Lucas Tunes (imagens) e Marcelo Duarte (edição de imagens)