Arte e Cultura

Projeto recria imagens de prédio antigo da Faculdade de Medicina

Tour virtual possibilita circular pelos corredores da edificação construída no início do século passado

Print da tela que exibe a fachada do antigo prédio da Faculdade de Medicina
Print da tela que exibe a fachada do antigo prédio da Faculdade de Medicina Imagem: Projeto Tour Virtual

Com base em fontes históricas, projeto que une Unicamp e UFMG recriou o antigo prédio da Faculdade de Medicina da UFMG com auxílio computacional da tecnologia HBIM (Historic Building Information Modeling), metodologia usada para documentar edifícios de interesse histórico. 

O projeto foi coordenado pela professora da Unicamp Ana Cuperschmid, com roteiro, edição e modelagem feitos por Igor Neves, também da Unicamp, e curadoria da historiadora Ethel Cuperschmid, do Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), 

Segundo Ethel, o projeto visa resgatar a memória da Universidade e da arquitetura de Belo Horizonte. “É fundamental recuperar a memória material que não existe mais. Nem a planta original existe, apenas um rascunho em uma edição da revista Radium dos alunos da Faculdade da década de 1920”, pontua a historiadora. 

No corredor da memória
O tour virtual está em exposição nas telas do corredor da memória na Faculdade de Medicina (andar térreo) e conta a história do prédio desde sua fundação, em 1911, até a reinauguração, em 1960, já no prédio atual. 

O tour também está registrado em vídeo. Assista

Centro de Comunicação da Faculdade de Medicina