Projeto recria imagens de prédio antigo da Faculdade de Medicina
Tour virtual possibilita circular pelos corredores da edificação construída no início do século passado
Com base em fontes históricas, projeto que une Unicamp e UFMG recriou o antigo prédio da Faculdade de Medicina da UFMG com auxílio computacional da tecnologia HBIM (Historic Building Information Modeling), metodologia usada para documentar edifícios de interesse histórico.
O projeto foi coordenado pela professora da Unicamp Ana Cuperschmid, com roteiro, edição e modelagem feitos por Igor Neves, também da Unicamp, e curadoria da historiadora Ethel Cuperschmid, do Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor),
Segundo Ethel, o projeto visa resgatar a memória da Universidade e da arquitetura de Belo Horizonte. “É fundamental recuperar a memória material que não existe mais. Nem a planta original existe, apenas um rascunho em uma edição da revista Radium dos alunos da Faculdade da década de 1920”, pontua a historiadora.
No corredor da memória
O tour virtual está em exposição nas telas do corredor da memória na Faculdade de Medicina (andar térreo) e conta a história do prédio desde sua fundação, em 1911, até a reinauguração, em 1960, já no prédio atual.
O tour também está registrado em vídeo. Assista