Extensão

Projeto Visitas mostra como a matemática pode ser divertida

Iniciativa de extensão agora oferece conteúdo nas redes sociais

Desde o ano passado, a equipe do Projeto Visitas, formada pela professora da UFMG Aniura Milanés Barrientos e por estudantes de Matemática, publica jogos e propõe desafios nas redes sociais. As visitas de alunos e professores do ensino básico foram suspensas em razão da pandemia, mas a versão on-line do projeto contribui para que os estudantes da UFMG possam experimentar novas formas de aplicar conteúdo didático. 

 

O Projeto Visitas nasceu em 1997, e o objetivo inicial era divulgar o curso de Matemática entre estudantes do último ano do ensino médio. Estimulada pela boa receptividade, a equipe estendeu a iniciativa para divulgação do conhecimento matemático em turmas do ensino fundamental e médio das redes pública e privada. 

Antes da pandemia, o Departamento recebia, em média, cerca de quatro mil estudantes por ano. Atualmente, o projeto conta com oito bolsistas e um monitor voluntário. 

Entrevistados: Aniura Milanés Barrientos, professora do Departamento de Matemática do ICEx, Patrícia Stockler de Mello, Marlon Guimarães e Jéssica Rodrigues, estudantes de Matemática da UFMG

Equipe: Maria Carolina Martins (produção); Cedoc TV UFMG e Projeto Visitas (imagens); Marcia Botelho (edição de imagens); Jessika Viveiros (edição de conteúdo)