Proposta de política de comunicação da UFMG recebe contribuições da comunidade

Minuta elaborada por grupo de trabalho do Cedecom está aberta a sugestões por meio de formulário eletrônico

Sala de redação onde se concentra parte das atividades do Cedecom, órgão responsável pela gestão da comunicação institucional da UFMG Foca Lisboa | UFMG

Em discussão há mais de um ano, a proposta de Política de Comunicação da UFMG está aberta a sugestões e comentários da comunidade universitária por meio de formulário eletrônico que ficará no ar até o fim de julho. O documento, elaborado por equipe técnica formada por profissionais do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, tem o objetivo de formalizar princípios, diretrizes, normas e responsabilidades e orientar agentes institucionais sobre a condução da comunicação da Universidade.

“A política trará mais clareza para o funcionamento da comunicação institucional e parâmetros mais assertivos para a nossa interlocução com a sociedade”, sustenta a reitora Sandra Regina Goulart Almeida. Segundo ela, a política de comunicação se somará a outras políticas já aprovadas pelo Conselho Universitário, como a de inovação e a de divulgação científica, que oferecem balizas fundamentais não só para a gestão cotidiana, mas também para projetos estruturantes de longo prazo. “Uma política é como uma bússola; ela oferece coordenadas que orientam a nossa jornada”, compara a reitora.

A proposta formulada no âmbito do Cedecom foi orientada tanto por estudos consagrados nas áreas da comunicação organizacional e da comunicação pública quanto pela missão, pelos objetivos e princípios que constam do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFMG. "A política contribui com a missão da Universidade de construir e compartilhar o conhecimento de forma ética e comprometida com o desenvolvimento da cidadania e da sociedade”, explica a diretora do Cedecom, Fábia Lima. Ela ressalta: “A comunicação institucional é gerida pelo Cedecom, mas é responsabilidade de todos. Por isso, a política que rege os seus princípios deve ser construída coletivamente”.

A política estabelecerá diretrizes e orientará os fluxos e processos de comunicação relacionados à imagem da UFMG, à sua identidade e à sua reputação de modo a fortalecer e promover sua legitimidade social e reforçar seu caráter plural e democrático em consonância com a missão e com os objetivos da Universidade.

Passo a passo
A construção da política de comunicação da UFMG está entre os objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade 2018-2023. Sua formulação é um desdobramento da institucionalização do Centro de Comunicação (Cedecom) como órgão auxiliar da Reitoria, formalizada em abril do ano passado. Já no mês seguinte, o Cedecom instituiu grupo de trabalho que promoveu discussões conceituais sobre o tema para embasar a proposição do documento. Os trabalhos dessa equipe seguiram até dezembro por meio de reuniões quinzenais, nas quais foram debatidos aspectos fundamentais que regem uma política de comunicação em uma organização pública, em especial em uma instituição com o perfil da UFMG.

A primeira versão da minuta foi entregue à Diretoria do Cedecom para apreciação em dezembro de 2021. Estruturado em formato de resolução, o documento reúne 16 artigos, nos quais estão expostas as diretrizes para orientar os fluxos e processos comunicacionais da UFMG. A proposta também define como os agentes institucionais e as áreas técnico-especializadas de Comunicação devem se relacionar com os públicos da Universidade.

As sugestões colhidas durante a consulta serão analisadas e agregadas à minuta, que será então encaminhada à Reitoria e ao Conselho Universitário, de onde sairá a versão final da resolução que estabelecerá a Política de Comunicação da UFMG. Sua aprovação e implantação devem se desdobrar em estratégias, técnicas e regulamentações (manuais, programas, fluxos etc.) para fortalecer a imagem e a reputação da Universidade para os diferentes públicos com os quais se relaciona.