Proposta para as novas Normas Gerais de Graduação será apresentada nesta sexta

Novas normas integram projeto de reestruturação da graduação, tema de reunião pública realizada em maio do ano passado Foca Lisboa / UFMG

A versão preliminar das novas Normas Gerais de Graduação será apresentada para a comunidade acadêmica nesta sexta-feira, 24, no Auditório do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1), no campus Pampulha, a partir das 14h. O anteprojeto, sistematizado pela Pró-reitoria de Graduação, foi elaborado com base em discussões conduzidas na Câmara de Graduação, que incorporou sugestões encaminhadas por coordenadores de curso, diretores de unidades e docentes. O texto pode ser consultado aqui:

As Normas Gerais de Graduação abordam os principais aspectos do funcionamento do ensino de graduação, incluindo temas gerais – como criação ou extinção de cursos e estrutura dos currículos – e assuntos relacionados com os procedimentos da gestão cotidiana do ensino, como matrícula, avaliação do rendimento escolar e processos de transferência e reopção. O texto em vigor é datado de 1990, e a previsão é de que as normas atualizadas possam ser adotadas já na matrícula do primeiro semestre de 2018.

O pró-reitor de graduação, Ricardo Takahashi, e o pró-reitor adjunto, Walmir Caminhas, afirmam, em convite enviado à comunidade, que as novas "normas possivelmente estabelecerão as bases da organização de nosso ensino de graduação para as próximas décadas". Assim, acrescentam eles, "vimos estimular a participação de todos nesse esforço institucional de formulação de novas normas. Que elas não sejam apenas gerais e consistentes, mas principalmente que sejam adequadas para orientar os rumos futuros de nossa graduação".
As sugestões da comunidade universitária podem ser enviadas até o dia 28 de abril para o e-mail normasgrad@prograd.ufmg.br.

O trabalho de elaboração da proposta começou em abril de 2016. A partir de então, a proposta foi discutida em fórum on-line, na plataforma Moodle. Essa etapa do processo envolveu cerca de 500 pessoas da comunidade acadêmica.

Próximos passos
28 de abril: Data-limite para envio de sugestões pela comunidade.
Maio de 2017: Previsão de prazo para deliberação pela Câmara de Graduação
Junho de 2017: Previsão de prazo para deliberação pelo Cepe