Arte e Cultura

Prorrogadas inscrições para o programa de fomento cultural destinado a estudantes

Universitários receberão bolsas para desenvolver obras artísticas, literárias ou ensaísticas sobre as implicações da pandemia

Trinta bolsas serão concedidas
Trinta bolsas serão concedidas DAC

Estudantes interessados em concorrer às bolsas do Programa de Fomento Cultural da Diretoria de Ação Cultural (DAC) e da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) deverão inscrever suas propostas até 26 de abril. Também foram prorrogados os prazos para divulgação do resultado da seleção e para a finalização das obras que serão produzidas pelos selecionados. O termo aditivo que regulamenta as alterações à chamada DAC 005/2020 está disponível nesta página.

A iniciativa concederá 30 bolsas no valor de R$900 a alunos da UFMG que produzirem obras artísticas, literárias ou ensaísticas sobre as implicações culturais da pandemia. Podem se inscrever alunos de quaisquer cursos de graduação e pós-graduação, por meio de preenchimento do formulário e do envio da documentação listada na chamada de seleção.

As novas datas-limites permitirão que os alunos se programem melhor para enviar a proposta de trabalho e para concluírem os projetos apresentados, que deverão ser executados entre maio e outubro de 2020.

A seleção
As obras inscritas devem se encaixar em uma das duas modalidades: produções artístico-culturais (artes visuais, fotografia, vídeo, performance, dança, teatro, circo, música, contos, poesia, romance, entre outras) e produções ensaísticas em todas as áreas de conhecimento que abordem as implicações culturais relacionadas à pandemia.

As propostas, além de inéditas e autorais, deverão estar relacionadas à experiência compartilhada em escala global decorrente da pandemia da Covid-19, refletindo ou questionando, a partir desse contexto, as formas de viver contemporâneas.

A avaliação também levará em consideração a experiência do candidato na área de criação da proposta, por meio de análise de currículo, e a condição de ser assistido pela UFMG por intermédio da Fundação Universitária Mendes Pimentel – nesse caso, ele receberá pontuação extra. Ao menos 20% das bolsas serão destinadas às iniciativas que contribuírem com a política de ações afirmativas da Universidade.

Os resultados das produções serão expostos nos canais de comunicação da DAC e da Prae e na programação de eventos da UFMG.

Com Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural