Proteção de florestas é decisiva para evitar extinção de espécies de aves

Pesquisa realizada em áreas de Mata Atlântica na Cadeia do Espinhaço é tema do novo episódio do ‘Aqui tem ciência’, da Rádio UFMG Educativa

Jacu é uma das aves ameaçadas pela redução da cobertura florestal
O jacu é uma das aves ameaçadas pela redução da cobertura florestal Foto: Marinelson Almeida – CC BY 2.0

A preservação do percentual mínimo de 20% de Mata Atlântica nativa nas propriedades rurais, proposta pelo Código Florestal, não é suficiente para a proteção de espécies de aves dependentes de floresta. A conclusão é de uma pesquisa que investigou a influência da cobertura florestal em comunidades de aves e suas funções ecossistêmicas, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG.

O estudo foi realizado pelo ornitólogo Paulo Ricardo Siqueira, durante o doutorado, em áreas remanescentes da Mata Atlântica, com altitude entre 900 e 1,4 mil metros – as chamadas paisagens altimontanas –, localizadas na Cadeia do Espinhaço, entre a Serra do Cipó e o município de Diamantina, em Minas Gerais.

Segundo o pesquisador, a diminuição da cobertura florestal pode acarretar até mesmo a extinção de algumas espécies, sobretudo as classificadas como dependentes de floresta, que precisam de condições específicas para sobreviver. Além da alimentação, as florestas oferecem abrigo e condições de reprodução para aves como o pica-pau e o jacu.

O trabalho foi orientado pelo professor Frederico de Siqueira Neves, do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do ICB, e contou com financiamento do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e da Fundação Rufford, que financia projetos de preservação da natureza, com abrangência internacional.

Saiba mais sobre a pesquisa no novo episódio do Aqui tem ciência:

O ornitólogo Paulo Ricardo Siqueira, autor da pesquisa
O ornitólogo Paulo Ricardo Siqueira, autor da pesquisa Foto: acervo pessoal

Raio-x da pesquisa

Título: Efeito da cobertura florestal sobre a comunidade de aves e suas funções ecossistêmicas

Autor: Paulo Ricardo Siqueira

O que é: Tese de doutorado que apresenta investigação sobre a influência da preservação de florestas na proteção de aves em áreas remanescentes da Mata Atlântica em regiões altimontanas da Cadeia do Espinhaço, em Minas Gerais.

Programa de Pós-graduação: Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre

Orientador: Frederico de Siqueira Neves

Financiamento: Bolsa Capes, Funbio e Rufford

O episódio 160 do Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Alessandra Ribeiro e trabalhos técnicos de Cláudio Zazá. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos realizados na UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida na Universidade.

O programa vai ao ar na página da emissora e na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às sextas, às 20h, e fica disponível também em aplicativos de podcast, como o Spotify