Internacional

Programa de internacionalização na pós divulga resultados de primeira etapa da seleção

Capes Print/UFMG aprovou 256 propostas nas quatro modalidades

Laboratório de química:
Laboratório de química: programa se estrutura sobre quatro grandes temas Foca Lisboa / UFMG

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) divulgou nesta quinta-feira (25) o resultado da análise documental das quatro chamadas internas do programa Capes/Print no âmbito da UFMG, destinado à internacionalização. Nesta etapa, foi analisada a conformidade das solicitações, que precisavam atender às demandas especificadas nos editais. Os pedidos deferidos seguem agora para análise de mérito. A lista final de aprovados será divulgada em 12 de junho.

Na modalidade Doutorado Sanduíche no Exterior, foram 93 deferimentos. Na chamada referente a Professor(a) Visitante Júnior/Sênior no Exterior, destinada a docentes em efetivo exercício na UFMG que desejam expandir suas pesquisas fora do país, foram 62 aprovações. Na modalidade Professor(a) Visitante do Exterior na UFMG, 67 inscrições foram deferidas. E na categoria Doutor com Experiência no Exterior (DEE), 34 propostas foram aprovadas.

Os candidatos que tiveram a inscrição indeferida poderão apresentar pedidos de reconsideração até 5 de maio, pelo e-mail recursos@prpg.ufmg.br. O resultado da análise desses pedidos será divulgado até 10 de maio. A lista dos pedidos deferidos pode ser conferida no site da PRPG.

Internacionalização
O Programa Capes/Print visa à seleção de projetos institucionais de internacionalização de instituições de ensino superior ou de institutos de pesquisa que tenham ao menos quatro programas de pós-graduação recomendados pela Capes na avaliação trienal de 2013 e na quadrienal de 2017, entre os quais deve haver, ao menos, dois cursos de doutorado.

Na UFMG, o projeto é construído com base em quatro grandes temáticas – Sustentabilidade, manejo de risco e governança, Novas tecnologias e fronteiras da ciência, Saúde e bem-estar e Direitos humanos –, para as quais convergem propostas de 57 programas de pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento. O Print/UFMG tem o objetivo central de criar uma cultura de internacionalização da pós-graduação por meio de abordagem transversal que possibilite aos grupos propor iniciativas que discutam temas estratégicos de caráter interdisciplinar.