Sandra Goulart Almeida é nomeada reitora da UFMG
Mandato de quatro anos começa em 17 de março
Está publicado, na edição desta sexta-feira, 2, do Diário Oficial da União, decreto do Ministério da Educação que nomeia a professora Sandra Regina Goulart Almeida para exercer, a partir de 17 de março deste ano, o cargo de reitora da UFMG, com mandato de quatro anos.
Sandra Goulart Almeida e Alessandro Fernandes Moreira foram escolhidos, pela comunidade universitária, como reitora e vice para a gestão 2018-2022. Eles venceram a consulta no segundo turno, realizado em novembro de 2017, com 65,67% dos votos ponderados. O processo oferece subsídios ao colégio eleitoral para a elaboração da lista tríplice que é encaminhada ao Ministério da Educação.
A posse da nova reitora será realizada em Brasília, em 20 de março. Já a cerimônia de transmissão de cargo ocorrerá no dia seguinte, 21, às 19h, em Belo Horizonte.
Trajetórias
Professora titular da área de estudos literários da Faculdade de Letras, Sandra Almeida é pesquisadora 1C do CNPq. Formada em Letras pela UFMG, é mestre e doutora pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA), com pós-doutorado em literatura comparada pela Universidade Columbia (EUA) e pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vice-reitora da UFMG na gestão 2014-2018, Sandra Almeida atua nas áreas de literatura comparada e literaturas de língua inglesa, estudos culturais, crítica feminista e estudos de gênero nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Letras.
Alessandro Fernandes Moreira é professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica e cumpre mandato de diretor da Escola de Engenharia. Formado em Engenharia Elétrica pela UFMG, é mestre pela mesma instituição e doutor pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA).
[Esta notícia foi atualizada com a informação sobre as datas da posse da professora Sandra Goulart Almeida e da cerimônia de transmissão de cargo.]