Publicado estudo que identifica potenciais drogas contra a Covid-19

Com participação da UFMG, análise computacional identificou 12 substâncias que podem restringir a velocidade de replicação do coronavírus no organismo

Os resultados de uma análise que encontrou 12 drogas naturais com potencial para combater a Covid-19 estão reunidos no artigo Computacional screening for potential drug candidates against Sars-CoV-2 main protease, publicado na última quinta-feira, dia 4, na revista F1000Research, com participação de professores da UFMG.

As drogas naturais foram identificadas em estudo computacional que rastreou cerca de quatro mil substâncias. A análise simula o encaixe dos elementos em proteínas do coronavírus, o que sinaliza sua capacidade de restringir a velocidade da replicação do vírus no organismo.

O grupo de pesquisadores, que reúne virologistas, geneticistas, microbiologistas, químicos e bioinformatas de diversas instituições, planeja agora iniciar testes in vitro e buscar parcerias com empresas e universidades com grande poder de análise de banco de dados para tornar a identificação de substâncias naturais mais precisa.

O professor Vasco Azevedo, do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do ICB, falou à TV UFMG sobre o potencial da pesquisa em encontrar alternativas para diminuir os danos à saúde causados pela pandemia.

Além da UFMG, integram o grupo pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Virginia Commonwealth University (EUA) e do Institute of Integrative Omics and Applied Biotechnology (Índia).

Ficha técnica: Artur Horta (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Renata Valentim (edição de conteúdo)