Pesquisa e Inovação

'Aqui tem ciência': sono compromete controle do diabetes

Pesquisa desenvolvida na pós-graduação em Neurociências mostra que pessoas que dormem pouco têm dificuldades para manter a glicemia em níveis adequados

Teste de glicemia
Teste de glicemia é utilizado para avaliar saúde de pacientes com diabetes
Arquivo I Agência Brasil

Dormir bem pode ajudar diabéticos no controle da glicemia? Uma pesquisa desenvolvida pelo médico endocrinologista Wagner Martorina, no Programa de Pós-graduação em Neurociências da UFMG, mostrou que sim. O trabalho cruzou dados obtidos em questionários e exames médicos de pacientes com o tipo 2 da doença e associou fatores como qualidade e duração do sono ao nível de glicemia no sangue. Saiba mais no episódio 22 do programa Aqui tem ciência, produzido pela Rádio UFMG Educativa.


Raio-x da pesquisa

Título: Associação entre duração do sono e controle glicêmico em pacientes com diabetes mellitus tipo 2
O que é: pesquisa que busca entender padrões na associação entre a duração do sono e o controle glicêmico dos pacientes com diabetes tipo 2. O principal resultado demonstrou que pacientes que dormiam menos de seis horas por dia têm pior controle glicêmico.
Pesquisador: Wagner Martorina
Ano da defesa: 2019
Programa de Pós-graduação: Neurociências
Orientador: Professor Almir Tavares

O episódio 22 do Aqui tem ciência foi apresentado por Larissa Reis, com produção de Gabriela Dias e Vinicius Luiz, edição de Vinicius Luiz, coordenação de jornalismo de Paula Alkmim e trabalhos técnicos de Tiago França. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG, abrangendo todas as áreas do conhecimento. 

A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta resultados de trabalho de um pesquisador da Universidade. O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.