Notícias Externas

Pesquisa revela papel dos catadores na destinação do lixo em BH

Aluna da Engenharia analisou participação de associações e cooperativas que lidam com recicláveis na elaboração do plano municipal de resíduos sólidos

Galpão Coopesol Leste, na Granja de Freitas
Galpão Coopesol Leste, na Granja de Freitas Eva de Melo Ferreira

A ação do governo com participação da sociedade é essencial na elaboração de uma política pública. Quando essa política é idealizada e executada de forma não democrática, cresce o risco de não haver aderência da população. Essa é uma das conclusões da pesquisadora Eva de Melo Ferreira, que analisou como se deu a participação das associações e cooperativas de catadores de material reciclável na elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Belo Horizonte. O estudo resultou na tese de doutorado defendida por Eva Ferreira no Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Escola de Engenharia da UFMG. Saiba mais no episódio 18 do Aqui tem ciência, programa semanal da Rádio UFMG Educativa.


Esse é o segundo episódio da série especial do Aqui tem ciência, que traz pesquisas sobre Belo Horizonte em homenagem ao mês de aniversário da capital. O primeiro episódio foi sobre uma pesquisa da Pós-graduação em Administração que investigou a influência da questão de gênero no trabalho de grafiteiras. Na próxima semana, o tema será um estudo da Faculdade de Medicina sobre comportamento e percepção de risco de motociclistas. 

RAIO-X DA PESQUISA

Título original: Inserção de catadores na elaboração de Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos: uma análise a partir do modelo de coalizões de defesa"

O que é: A pesquisa mostra como se deu a participação das associações e das cooperativas de catadores de recicláveis na elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Belo Horizonte. O recorte temporal abrangeu o período de 2007 a 2017. 

Nome da pesquisadora: Eva de Melo Ferreira

Data da defesa: julho de 2019

Programa de Pós-graduação: Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Orientador: Raphael Tobias de Vasconcelos Barros 

Financiamento: Capes, CNPq e Erasmus Mundus (bolsa de pesquisa)

O episódio 18 do programa Aqui tem ciência teve apresentação de Luana Lima, produção de Alessandra Ribeiro, edição e coordenação de jornalismo de Paula Alkmim. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG, abrangendo todas as áreas do conhecimento.

A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta resultados de trabalho de um pesquisador da Universidade. O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast e vai ao ar na frequência 104,5 FM às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.