Pesquisa e Inovação

Qualidade científica e amplitude temática marcaram 32ª Semana do Conhecimento, diz reitora

No encerramento do evento, nesta sexta-feira, 61 trabalhos foram premiados

Da esquerda para a direita, Leonor Gonçalves (PRORH), Isabela Pordeus (PRPG), Bruno Teixeira (Prograd), reitora Sandra Goulart, Fernando Reis (PRPq), Claudia Mayorga (Proex), Aziz Saliba (DRI) e Regina Fonseca (NAI)
Da esquerda para a direita, Leonor Gonçalves (PRORH), Isabela Pordeus (PRPG), Bruno Teixeira (Prograd), reitora Sandra Goulart, Fernando Reis (PRPq), Claudia Mayorga (Proex), Aziz Saliba (DRI) e Regina Fonseca (NAI) Foto: Raphaella Dias | UFMG

Qualidade e rigor científico, amplitude de áreas de conhecimento e de temáticas. Essas são as características que marcaram os trabalhos apresentados na 32ª Semana do Conhecimento UFMG, conforme destacou a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, na cerimônia de encerramento do evento na tarde desta sexta-feira, 27 de outubro, no auditório da Reitoria, campus Pampulha. 

Iniciada na última segunda-feira, 23, o evento reuniu, ao longo da semana, mais de 3 mil trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, produzidos por estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG. O número de trabalhos é 11% maior do que o montante de projetos inscritos na edição passada, que já havia registrado recorde na história da Semana do Conhecimento.

“Não só a premiação feita hoje aqui, mas também a composição de toda a Semana, exemplifica a qualidade dos trabalhos desenvolvidos por pessoas de diferentes segmentos da Universidade e também a amplitude de áreas e temáticas trabalhadas por nossa comunidade. Isso é representativo do que é a própria UFMG, uma universidade que é referência, com excelência, nas mais diversas áreas do conhecimento”, disse a reitora.

Sandra Goulart: representação do que é a Universidade
Sandra Goulart: representação do que é a Universidade Foto: Foca Lisboa | UFMG

Sandra Goulart lembrou ainda que a Semana, uma espécie de vitrine da produção científica produzida na Universidade, é organizada a cada edição por uma pró-reitoria, mas é resultado de uma construção coletiva que conta com as demais pró-reitorias e órgãos que compõem a Administração Central. Neste ano, a organização ficou a cargo da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq). “Todos os nossos pró-reitores, pró-reitoras, diretores e diretoras que aqui estão, nesta mesa e neste auditório, trabalharam intensamente para a organização desta semana. Não posso deixar de citar também a dedicação do nosso vice-reitor, o professor Alessandro Moreira. Todos se empenharam na construção desta história, para que, mais uma vez, chegássemos a este momento, de celebração e premiação, tão aguardado por todos nós”, disse.

A reitora também resgatou a importância do tema da edição – Desenvolvimento sustentável e democracia na era da inteligência artificial – e manifestou sua alegria em ver, novamente, o auditório lotado, no fechamento da Semana em 2023, segunda edição realizada presencialmente desde a pandemia. “Este tema, muito a caro a todos nós, desdobrou-se numa outra vertente, também muito relevante para a UFMG, que é a democracia. Nada do que é feito aqui seria possível se não vivêssemos em um país democrático, com liberdade de expressão, de cátedra e respeito aos direitos humanos”, frisou.
.

Fernando Reis: vitrine para a sociedade
Fernando Reis: mais premiadosFoto: Foca Lisboa | UFMG

Entusiasmo e relevância
Na sequência, o pró-reitor de Pesquisa, Fernando Reis, destacou a alegria de ver “tantas pessoas jovens entusiasmadas e cheias de novidades para apresentar” em mais uma Semana do Conhecimento. “Além de ser um momento para conhecermos o que é feito em outros cursos, departamentos e lugares da Universidade que não frequentamos ao longo do ano, a Semana é também uma vitrine para que a sociedade, à qual pertencemos e a quem temos a missão de servir, se inteire melhor do que a UFMG faz", disse.

Fernando Reis também agradeceu ao vice-reitor a confiança depositada em toda a equipe e reiterou o crescimento registrado nesta edição da Semana. Para exemplificar, ele citou alguns números da Semana de Iniciação Científica, que teve, nesta edição, 1.779 trabalhos inscritos. O Seminário de Iniciação Científica Júnior, por sua vez, registrou 141 trabalhos de estudantes de ensino médio e 54 de iniciação no desenvolvimento tecnológico e inovação. Além disso, 454 docentes da UFMG atuaram como avaliadores dos trabalhos. “Em razão da alta qualidade dos trabalhos, destacada por todos os avaliadores, tivemos que ampliar o número de alunos premiados. Vários deles alcançaram nota máxima em todas as etapas de avaliação”, anunciou o pró-reitor.

Também compuseram a mesa da cerimônia a pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga, a pró-reitora de Pós-graduação, Isabela Pordeus, o pró-reitor de Graduação, Bruno Teixeira, a pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, Leonor Gonçalves, o diretor de Relações Internacionais, Aziz Saliba, e a diretora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Regina Céli Ribeiro. Representantes dos órgãos diretamente envolvidos nas mostras que compõem a Semana do Conhecimento, esses dirigentes, logo após as falas iniciais, participaram da entrega das premiações da Semana do Conhecimento UFMG 2023.

Auditório da Reitoria ficou lotado na cerimônia de entrega das premiações da Semana do Conhecimento 2023
Auditório da Reitoria ficou lotado na cerimônia de entrega das premiações da Semana do Conhecimento 2023 Foto: Foca Lisboa | UFMG

Premiações
O 8º Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção da Acessibilidade (Pipa), promovido pelo NAI, teve um trabalho premiado. Três estudantes de graduação foram reconhecidos por trabalhos apresentados no 6º Encontro de Mobilidade Internacional da UFMG, organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI). A 13ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Servidores, a cargo da Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH), teve três trabalhos premiados.

Onze programas de graduação foram reconhecidos como destaque na 27ª Semana da Graduação, organizada pela Pró-reitoria de Graduação, e a Pró-reitoria de Extensão, responsável pelo 26º Encontro de Extensão, premiou 16 projetos distribuídos em oito áreas (Comunicação, Cultura, Direitos humanos e justiça, Educação, Trabalho, Meio ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção), além de um destaque de extensão na pós-graduação.

Evento que marca o início da história da Semana do Conhecimento UFMG, a 32ª Semana de Iniciação Científica reconheceu 18 trabalhos com menção honrosa e concedeu quatro grandes prêmios. O 13º Seminário de Iniciação Científica Júnior, por sua vez, concedeu quatro menções honrosas e um grande prêmio. 

Veja a lista de premiados.

Hugo Rafael