Lazer e esporte

Quatro atletas do CTE disputarão os Jogos de Paris

Infraestrutura da UFMG é referência nacional na detecção, desenvolvimento e aprimoramento de talentos olímpicos e paralímpicos

Izabela conquistou o ouro no mundial de Toronto
Izabela disputará sua quarta paralímpiadaArquivo pessoal

O Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE) terá quatro representantes nos Jogos de Paris. Ana Caroline da Silva vai competir no arremesso de peso nos Jogos Olímpicos, e Izabela Campos, Arthur Xavier Ribeiro e Ana Carolina Silva de Moura vão representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos. Izabela vai competir no lançamento de disco, Arthur, na natação, e Ana Carolina vai lutar no torneio de taekwondo.

Os Jogos Olímpicos, que serão abertos oficialmente nesta sexta-feira, dia 26, terão competições até 11 agosto. Os Jogos Paralímpicos, também na capital francesa, serão realizados de 28 de agosto a 8 de setembro.

Em sua quarta olimpíada, Izabela busca o ouro inédito
Em sua quarta olimpíada, Izabela busca o ouro inédito Arquivo pessoal

Izabela Campos conta que o CTE elevou o nível de seus treinos. A atleta, que disputará sua quarta paralimpíada consecutiva – ela é pessoa com deficiência visual e esteve em Londres, Rio e Tóquio – utiliza a infraestrutura da UFMG desde o fim de 2014. “Costumo dizer que o CTE foi um divisor de águas, pois onde eu treinava antes não oferecia nem 10% das condições que tenho hoje. Além do treino técnico, o Centro disponibiliza toda a infraestrutura para os exercícios de força e apoio de fisioterapia e psicologia”, conta.

A primeira medalha da carreira de Izabela foi conquistada em 2013, o bronze no mundial de Lyon, na França. Dois anos depois, no mundial de Toronto, ela conquistou seu primeiro ouro. A primeira medalha paralímpica de Izabela foi o bronze conquistado no Rio, em 2016.  “Estar nos jogos olímpicos ou paralímpicos é uma alavanca de incentivo para todos os atletas, é o lugar máximo aonde podemos chegar. Sou muito grata por estar na minha quarta edição e especialmente grata ao CTE por ter me possibilitado uma preparação de qualidade", afirmou à reportagem.

Treinamento de alto nível
O CTE é um órgão complementar da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. Foi construído em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude (SEEJ), e selecionado como um dos centros de treinamento oficiais para delegações estrangeiras para as Olimpíadas do Rio, em 2016.

Considerado referência nacional na detecção, no desenvolvimento e aprimoramento de talentos esportivos, o CTE contribui na disseminação de métodos de treinamento e geração de conhecimento científico multidisciplinar nas ciências do esporte. Por meio de projetos que contemplam atletas de alto rendimento, além de crianças e adolescentes, incluindo aqueles em condição de vulnerabilidade social, o CTE associa o esporte à educação e à cidadania, cumprindo o caráter indissociável do ensino, da pesquisa e da extensão.

Os atletas do CTE contam com uma pista de atletismo de oito raias certificada internacionalmente. A piscina, também com oito raias, é aquecida e tem sistema de borda infinita, sendo considerada uma das melhores da América Latina. Além disso, o Centro tem seis vestiários, quatro saunas, três banheiras de hidromassagem, dois tanques de crioimersão, salas de fisioterapia, de treinamento de força e almoxarifado esportivo, laboratórios, consultórios e salas administrativas.

Crianças demonstram salto na piscina olímpica durante visita de secretária ao CTE
Crianças em demonstração de salto na piscina olímpica do CTE Foto: Foca Lisboa | UFMG

Luana Macieira