Saúde

Pesquisa vai apurar hábitos de vida, alimentação e estresse durante a pandemia

Iniciativa, com participação da Faculdade de Farmácia da UFMG, subsidiará estudos diversos

sx
As informações obtidas são confidenciais e serão armazenadas por cinco anos Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Está disponível para qualquer indivíduo maior de 18 anos, até o dia 4 de setembro, o questionário on-line Hábitos de vida, alimentação, comportamento alimentar e percepção de estresse durante a pandemia.

O objetivo é verificar modificações ocorridas nos hábitos da população no período da pandemia do novo coronavírus, com foco nos hábitos alimentares e nos fatores associados às mudanças ocorridas, como as relacionadas ao comportamento alimentar e surgimento de estresse.

O estudo tem participação da professora Lucilene Anastácio, do Departamento de Alimentos da Faculdade de Farmácia, e de outras pesquisadoras das universidades federais de Lavras, Ouro Preto e Viçosa.

De acordo com Lucilene Anastácio, a equipe acredita que, especialmente se o isolamento perdurar por meses ou até o ano que vem, pesquisas como essa são benéficas para delinear o perfil da população mediante as circunstâncias da pandemia. “Como nós verificaremos fatores associados às mudanças ocorridas, os fatores modificáveis podem ser alvo de estratégias públicas que visem a minimizar o impacto do problema”, enfatiza a docente.

Durante o preenchimento do questionário, não será solicitada ao usuário sua identificação por nome ou documentos. As informações obtidas são confidenciais e serão armazenadas, sem o nome dos participantes, no drive da pesquisa, pelo período de cinco anos. Analisadas em conjunto, as respostas serão usadas apenas para fins de pesquisa.

Matheus Espíndola