Ensino

Racismo e gênero são temas de aula inaugural da Formação Transversal em Direitos Humanos

Luma de Andrade, professora da Unilab: interpretação sem neutralidade
Luma de Andrade, professora da Unilab: interpretação sem neutralidade Arquivo pessoal

A nova Formação Transversal em Direitos Humanos terá sua aula inaugural nesta quinta-feira, 16, das 14h às 16h30, no auditório da Reitoria, com transmissão ao vivo. A atividade será ministrada pelo cineasta Joel Zito e pela professora Luma Nogueira de Andrade, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), primeira doutora travesti a fazer parte do quadro de docentes efetivos de uma universidade pública federal.

A abordagem de Zito é inspirada nas reflexões do antropólogo Kabenguele Munanga, segundo o qual no Brasil o racismo é um crime perfeito. "Ele defende que o grau máximo de perfeição a que um crime pode chegar é quando o criminoso transfere a responsabilidade para suas vítimas", diz. "E quando nos detemos na análise da narrativa e estética audiovisual predominante no Brasil, percebemos que o racismo é mais perfeito ainda, pois se funda na ideologia do branqueamento. Esse é o ponto de partida e de chegada em minha aula inaugural."

Joel Zito: racismo nas narrativas audiovisuais
Joel Zito: racismo nas narrativas audiovisuais Divulgação

A professora Luma de Andrade, que leciona na Unilab, sediada em Redenção (CE), desde 2013, vai apresentar análise crítica e historiográfica dos direitos humanos em relação às questões de gênero e sexualidades não hegemônicas. "O termo direitos humanos pode ser interpretado ou reinterpretado de diversas formas, e não podemos esquecer que isso não ocorre com neutralidade, mas, ao contrário, existem (in)tensões preestabelecidas para construção de uma lógica fundamentada por uma racionalidade humana que pode ser perversa ou não, dependendo do ponto de vista de quem vive e interpreta a história", explica Luma.

Os certificados de participação poderão ser aproveitados como atividade complementar. Mais informações devem ser obtidas pelo telefone 3409-4595 e pelo e-mail redes@proex.ufmg.br.

História, movimentos e cultura
São oferecidas, neste primeiro semestre, três disciplinas abertas a estudantes de todos os cursos de graduação: Direitos humanos e políticas públicas: infância, adolescência e juventude, Direitos humanos e lutas sociais e Direitos humanos e os instrumentos de proteção.

O objetivo da formação é favorecer o acesso ao histórico da constituição dos direitos humanos, incluindo as lutas e movimentos sociais, e contribuir para o fortalecimento de uma cultura para os direitos humanos.