Rádio Terceiro Andar lança terceira temporada de pílulas sobre projetos de extensão
Entre os temas estão as iniciativas Comunica UFMG, Carro Biblioteca, Cinema em Foco, EduDança, Projeto Cavas e Ars Nova
A Rádio Terceiro Andar, projeto vinculado ao Departamento de Comunicação Social (DCS) da Fafich, acaba de lançar a terceira edição das Pílulas de extensão, que compõem a 11ª temporada da estação, produzida com apoio da Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão (Proex). As pílulas são divulgadas semanalmente nas principais plataformas de podcast e destacam diversas atividades extensionistas da Universidade.
A estreia da temporada foi com episódio dedicado ao Espaço do Conhecimento UFMG. Nele, os estudantes Henrique Schimith e Luis Eduardo França apresentam o museu, que foi inaugurado em 2010 para estimular a fruição da cultura, da ciência e da arte e a produção de saberes. Entre os demais temas, estão os projetos Comunica UFMG, Carro Biblioteca, Campus Cultural Tiradentes, Museu da Escola de Arquitetura, Cinema em Foco, EduDança, Projeto Cavas e Ars Nova – Coral da UFMG.
O objetivo das Pílulas de extensão é contribuir para a visibilidade dessas ações, a fim de ampliar o conhecimento das atividades entre as comunidades interna e externa da Universidade. Além disso, a Rádio Terceiro Andar busca promover reflexões e debates de interesse social, contar histórias e curiosidades, e oferece aos estudantes a oportunidade de exercer a prática profissional.
Impacto e visibilidade
Os podcasts são apresentados e produzidos por estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG, sob a orientação do professor Phellipy Jácome, do Departamento de Comunicação Social. O docente conta que o projeto surgiu durante a pandemia da covid-19 como alternativa de divulgação das ações que ocorriam no período de distanciamento social. “Os alunos começaram a desenvolver a identidade sonora, captação dos projetos que seriam divulgados, entrevistas com pessoas impactadas, entre outras atividades, e não pararam mais.”
Phellipy Jácome destaca que a terceira edição chegará à marca de cerca de 40 iniciativas de extensão contempladas. Ele ressalta também que as atividades desenvolvidas para levar as pílulas ao ar são fundamentais para a formação dos estudantes e para a visibilidade das ações de extensão. “É uma grande oportunidade de contato dos discentes com esses programas e projetos, pessoas e comunidades envolvidas, ao mesmo tempo que contribuímos para a divulgação do que é produzido pela Universidade em suas trocas e interfaces com a sociedade”, explica.
A emissora
O nome do projeto, Rádio Terceiro Andar, faz referência ao local da Fafich onde se localiza o estúdio de produção. Projeto de ensino, pesquisa e extensão vinculado ao DCS, a rádio, criada em 2017, conta com a participação de estudantes e professores, sob coordenação de Sônia Pessoa, docente do departamento.
O conteúdo produzido também é disponibilizado no site do projeto e veiculado na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), que, desde 2020, reserva espaço em sua programação para transmissão especial às terças-feiras, às 16h15.
Outras informações sobre o projeto estão em seus perfis no Facebook e no Instagram.