Notícias Externas

Rádio UFMG Educativa celebra 15 anos com programação especial

Edições comemorativas de diversos programas, resgate de grandes coberturas e depoimentos vão marcar o aniversário em setembro

A jornalista Alessandra Ribeiro com o filho Kenzo nos estúdios da Rádio
Alessandra Ribeiro e o filho Kenzo no estúdio: leitura de livro de Ângelo Machado Judson Porto I Rádio UFMG Educativa

A Rádio UFMG Educativa comemora 15 anos neste domingo, dia 6. Para celebrar a data, a emissora terá programação especial durante todo o mês de setembro. A preparação para a festa começa já na nesta terça-feira (1/9), com edições especiais dos programas Em caráter experimental, às 17h, e Quebrando tudo, às 18h, e o início da veiculação de uma série de produções especiais no programa Noite ilustrada, a partir das 20h, sobre episódios marcantes da cultura nos últimos 15 anos.

Na sexta-feira, o programa Conexões, a partir das 10h, vai receber o radialista Elias Santos, ex-coordenador da emissora, para uma conversa em que serão lembradas as origens da UFMG Educativa. No domingo, 6, a Rádio presta uma homenagem ao escritor e pesquisador da UFMG Ângelo Machado, falecido neste ano, com uma reportagem especial sobre sua carreira e a leitura integral da obra O livro do pé, a partir das 11 horas da manhã. A interpretação é da jornalista Alessandra Ribeiro e de seu filho Kenzo, de sete anos.

Também durante o mês de setembro, pílulas veiculadas ao longo da programação vão lembrar 15 coberturas marcantes da emissora, da leitura da lista de aprovados no Vestibular UFMG a fatos marcantes na história do Brasil, como as manifestações de 2013, a queda do Viaduto Guararapes, em BH, em 2014, e o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016.

Programas musicais especiais, produções jornalísticas, depoimentos de pessoas que fizeram parte da história da Rádio são outras atrações. Os programas produzidos por parceiros da UFMG Educativa, como As quatro estaçõesJunto e mixadoInvasões bárbaras também terão edições comemorativas ao longo do mês. Nas redes sociais, como o Instagram, o aniversário será lembrado por meio de fotos, depoimentos e informações sobre bastidores da emissora.

A Rádio UFMG Educativa é fruto de parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do Centro de Comunicação (Cedecom), e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A emissora tem a missão de dar visibilidade à produção do conhecimento da UFMG, oferecer ao público programação alternativa e propiciar formação complementar de qualidade aos estudantes. São mais de 50 programas produzidos em parceria com diversos departamentos da universidade.

Ao longo dos seus 15 anos de história, a Rádio já venceu 37 prêmios, como o Prêmio Roquete Pinto 2010, o Sebrae de Jornalismo de 2013 a 2015 e oito pódios no Prêmio Délio Rocha de Jornalismo, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. A rádio está no ar, 24 horas por dia, em Belo Horizonte e região metropolitana pela frequência 104,5 FM e pelo site da emissora.