Coberturas especiais

Rádio UFMG Educativa abre cobertura especial do Festival de Inverno

Nos próximos dias, programação terá entrevistas e flashs relacionados ao evento

O Grivo é uma das atrações do Festival de Inverno UFMG
O Grivo é uma das atrações do Festival de Inverno UFMG Foto: Divulgação/O Grivo

A partir desta quarta-feira, dia 19, a Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) terá flashes sobre a programação do 55º Festival de Inverno UFMG, durante o programa Expresso 104,5, veiculado das 14h às 17h, que passou por recente reformulação. As inserções ao vivo serão feitas pelo jornalista Ruleandson do Carmo diretamente do Centro Cultural UFMG, do Espaço do Conhecimento UFMG e do auditório Sônia Viegas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), onde serão realizadas atividades do festival.

Os programas Universo Literário e Conexões também apresentam entrevistas e participações relacionadas ao evento. Nesta quarta-feira, 19 de julho, o pró-reitor de Cultura da UFMG, Fernando Mencarelli, conversou com a jornalista Alessandra Dantas, no programa Conexões. O convidado abordou a temática desta edição, Emergências e insurgências: estética, políticas e culturas”, e sobre a diversidade que envolve a programação, valorizando a universidade como instituição cultural e os saberes tradicionais. O evento será aberto na noite desta quarta-feira, com um show do músico Amaro Freitas.

Arte, estética e política
“Trouxemos como tema deste ano para o festival uma reflexão sobre a relação entre arte, cultura, estética e política porque observamos que essa relação sempre existiu, mas tivemos um cenário agravado nos últimos anos, desde 2016, com o fechamento do Ministério da Cultura, ficando a área restrita a uma secretaria, e com toda a política de desmonte dos programas culturais e das políticas públicas de cultura no nível federal”, lembrou.

Segundo Mencarelli, a cultura, em suas diversas manifestações, ganhou centralidade no debate político. Nesse contexto, performances, artistas e manifestações tradicionais tornaram-se alvos de hostilidade e violência como parte dos ataques à democracia. “Tal cenário nos fez trazer esse tema à frente do Festival de Inverno, dizendo ‘precisamos olhar para isso, estar atentos a esse movimento e saber como nos posicionar como Universidade nesse contexto’”, explicou.

Ouça a entrevista:

Na terça-feira, 18 de julho, as atividades do Festival dedicadas à poeta portuguesa Maria Gabriela Llansol foram tema de entrevista com a poeta e arte-educadora Angela Castelo Branco no programa Universo Literário.

A Rádio UFMG Educativa é uma mídia do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A programação também é transmitida em tempo real em sua página hospedada no Portal UFMG.