Extensão

Rádio UFMG Educativa leva ao ar sétima edição do especial Louca Sintonia

Com uma hora de duração, programa aborda a luta antimanicomial e discute questões relativas à saúde mental

Especial é veiculado dentro do Programa Conexões
Especial é veiculado dentro do Programa Conexões Divulgação

A Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) veiculou nesta quinta-feira, 9 de novembro, o especial Louca Sintonia, no Programa Conexões. O especial de uma hora de duração tem a proposta de abordar a luta antimanicomial e discutir diversas questões do universo da saúde mental, em meio à contação de causos, piadas, covers de bandas famosas e canções que vão do rap ao gospel.

O Louca Sintonia conta com a participação de usuários do Centro de Convivência São Paulo, localizado na região Nordeste de Belo Horizonte. Eles se envolveram em todo o processo de produção, desde a locução até a seleção musical, com mediação da equipe de produção da emissora e de estudantes do curso de Terapia Ocupacional da UFMG.

Esta é a sétima edição da atração, apresentada semestralmente na disciplina Prática Clínica em Terapia Ocupacional, ministrada pela professora Regina Céli Fonseca Ribeiro, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). Sua tese de doutorado, que reflete sobre a experiência, foi tema de recente matéria publicada no Boletim UFMG.

Por meio da parceria entre o Departamento de Terapia Ocupacional e o centro de convivência, os estudantes desenvolvem ações que beneficiam os frequentadores. Uma das atividades, realizada no fim de 2014, foi uma visita guiada à Rádio UFMG Educativa. Dali nasceu a ideia de participação dos usuários na elaboração de um programa.

Ouça o programa:

Louca Sintonia 7 - Parte 01.mp3
Louca Sintonia 7 - Parte 02.mp3
Louca Sintonia 7 - Parte 03.mp3
Louca Sintonia 7 - Parte 04.mp3