Saúde

Rádio UFMG Educativa veicula 13ª edição do especial 'Louca Sintonia'

Produção segue formato adotado em 2020, por conta da pandemia; veiculação será de segunda (26) a sexta (30), às 11h20, no programa Conexões

'Louca Sintonia' segue em formato de pílulas na primeira edição de 2021
'Louca Sintonia' segue em formato de pílulas na primeira edição de 2021 Divulgação

A Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) veicula a partir da próxima segunda-feira, 26, a 13ª edição do especial Louca Sintonia. Realizada pelos usuários do Centro de Convivência São Paulo, Região Nordeste de Belo Horizonte, a produção busca dar visibilidade à luta antimanicomial e promover a discussão de questões relativas ao universo da saúde mental, por meio de depoimentos, reflexões, covers musicais, paródias e poesia. 

Assim como ocorreu na 12ª edição, veiculada em dezembro do ano passado, a primeira edição de 2021 segue em formato de pílulas, que vão ao ar diariamente, de segunda (26) a sexta-feira (30), sempre às 11h20, dentro do programa Conexões (10h-12h). Por causa da pandemia, assim como ocorreu na edição anterior, o especial foi feito de forma remota pelos usuários do Centro de Convivência São Paulo, que participam de todo o processo de produção, da locução à seleção musical. 

A produção é feita com mediação da equipe de produção da UFMG Educativa e de integrantes do projeto de extensão Rádio e saúde mental em sintonia com a cidade, vinculado ao Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG, sob coordenação da professora Regina Celi Fonseca Ribeiro, da EEFFTO. 

O especial Louca Sintonia é apresentado semestralmente, desde 2014, quando, em visita guiada à UFMG Educativa, os usuários do centro de convivência tiveram a ideia de desenvolvê-lo. Em 2020, por conta da pandemia da covid-19, a produção do programa foi comprometida e não houve veiculação do especial no primeiro semestre.

Ouça aqui a 13ª temporada completa:

Episódio 01

Episódio 02

Episódio 03

Episódio 04

Episódio 05