Coberturas especiais

Rádio UFMG Educativa veicula orientações para os participantes do Enem 2022

Inserções com informações de serviços vão figurar na programação deste domingo, 13

Candidatos farão primeiro dia de provas do Enem 2022 neste domingo, 20 de novembro
Candidatos chegam aos locais de provas do Enem 2021 em BrasíliaFabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Neste domingo, 13 de novembro, primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, a Rádio UFMG Educativa vai veicular pílulas sonoras, de hora em hora, com informações de serviço para os participantes. As inserções conterão orientações sobre horários, documentos de identificação aceitos, objetos proibidos nos locais de prova, critérios para reaplicação do exame, entre outros assuntos. A veiculação será das 8h às 20h.

A participação no Enem é pré-requisito para a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, principal forma de ingresso nos cursos de graduação nas universidades públicas brasileiras, entre elas a UFMG.

Na manhã desta sexta-feira, 11 de novembro, o programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, entrevistou o professor emérito da UFMG José Francisco Soares, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova. Durante a conversa com a apresentadora Luiza Glória, Chico Soares destacou as limitações do exame como instrumento de avaliação do ensino médio diante das desigualdades no acesso à educação no país.

Problemas estruturais
“O Enem tem seus problemas, aperfeiçoamentos são necessários, e isso, eu espero, vai entrar na agenda do próximo governo. Mas precisamos perceber que temos um problema de exclusão que é maior do que o sistema educacional e, certamente, muito maior do que o Enem. Exclusão e desigualdade são problemas estruturais no país e não apenas educacionais de avaliação”, enfatizou.

Ao fim da entrevista, o professor também deixou uma mensagem para os estudantes que fazem a prova nesta edição. “O que devia ter sido feito, já foi. Agora, é calma. Cada um tem que dar o melhor de si e, para isso, tem que estar suficientemente descansado, acreditar em si”, recomendou.

Ouça a entrevista completa:

A Rádio UFMG Educativa é uma mídia do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, mantida por meio de parceria entre a Universidade e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com programação diária na frequência 104,5 FM, para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, e pela internet.