Rádio UFMG Educativa veicula série sobre 100 anos da Revolução Russa

Entrevistas vão abordar dimensões histórica, cultural e social do movimento que mudou os rumos do século 20

Manifestação de soldados e civis durante o movimento de 1917
Manifestação de soldados e civis durante o movimento de 1917 Domínio público

Há um século, a Rússia foi tomada por uma onda revolucionária que depôs sua estrutura monárquica e elevou o partido operário ao poder. O país vivia, então, sob a monarquia do czar Nicolau II e teve suas estruturas política e social radicalmente modificadas. Esse processo foi denominado Revolução Russa, que se tornou fundamental para entender a história do mundo no século 20.

A Rádio UFMG Educativa veicula, ao longo desta semana, uma série de entrevistas sobre as dimensões histórica, cultural e política do movimento bolchevique. A série foi aberta nesta segunda-feira, 6, com o professor de Relações Internacionais da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), Diego Pautasso, que contextualizou a eclosão do movimento em entrevista ao programa Conexões

Nesta terça-feira, 7, o Universo Literário relembrou escritores dos primeiros anos da Revolução. Amanhã, a partir das 20h, o Noite Ilustrada resgata obras que retrataram a Revolução Russa no cinema, e, na quinta-feira, 9, a partir das 14h, o Expresso 104,5 faz abordagem semelhante, na perspectiva teatral.

No Jornal UFMG, que vai ao ar às 12h30, quatro entrevistas vão problematizar o impacto do levante bolchevique na atualidade. Hoje, a professora da Universidade de São Paulo Lenina Pomeranz apresenta o atual cenário político e socioeconômico da Rússia. Na quarta-feira, o doutor em Relações Internacionais pela PUC Rio Fabiano Mielniczuk aborda a situação das ex-repúblicas soviéticas após o fim do regime. Na quinta-feira, a entrevista será sobre o que restou da ideologia comunista no mundo. Para fechar a série, na sexta-feira, o tema da entrevista será a influência do levante de 1917 sobre os partidos políticos no Brasil.

A Rádio UFMG Educativa é uma mídia coordenada pelo Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, transmitida na frequência 104,5 FM (na Região Metropolitana de Belo Horizonte) e pela internet. As entrevistas serão disponibilizadas no formato de podcast na página da emissora.