Coberturas especiais

Rádio UFMG Educativa vence Prêmio Abmes de Jornalismo

Produção da emissora sobre os 20 anos do Programa Universidade para Todos conquistou o primeiro lugar na categoria áudio em nível nacional

A jornalista Alessandra Dantas e os jornalistas Ruleandson do Carmo e Breno Rodrigues, autores da série
Alessandra Dantas, Ruleandson do Carmo e Breno Rodrigues são os autores da série Foto: Abmes

A série de reportagens ProUni – 20 anos de criação: contextos, conquistas e conflitos, produzida pela Rádio UFMG Educativa, foi a vencedora do 7º Prêmio Abmes de Jornalismo, iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Os ganhadores foram anunciados nesta terça-feira, 6 de agosto, durante cerimônia realizada em Brasília, que também marcou o aniversário de 42 anos da entidade, que representa a educação superior particular no Brasil.

A produção, de autoria dos jornalistas Alessandra Dantas, Breno Rodrigues e Ruleandson do Carmo, concorreu na categoria Áudio, em nível nacional, com duas reportagens da Rádio CBN, de Recife e de João Pessoa. Os finalistas foram selecionados pelos membros da Academia Brasileira de Letras Arnaldo Niskier, Marcos Vilaça e Merval Pereira entre 319 trabalhos jornalísticos de diferentes formatos recebidos de várias partes do Brasil. 

Trabalho em equipe
“É uma grande alegria, pela segunda vez neste ano, ter um trabalho jornalístico da Rádio, novamente em conjunto com Alessandra Dantas e Breno Rodrigues, reconhecido nacionalmente. Desta vez, nos desafiamos a sermos produtores, repórteres e locutores da série. Além disso, só pude me graduar por ter sido bolsista em uma instituição privada, quando ainda não havia o ProUni. Falar da importância da inclusão de pessoas de baixa renda em cursos superiores foi também uma forma de expressar gratidão e reforçar a importância desse processo”, afirma o jornalista Ruleandson do Carmo.

No mês de abril de 2024, o radiodocumentário Constituição cidadã – 35 anos: democracia e saúde mental em xeque, também produzido pela Rádio UFMG Educativa, foi premiado em segundo lugar na categoria Jornalismo de áudio do 1º Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário.

“Sinto-me muito orgulhoso de representar a Rádio UFMG Educativa em uma premiação nacional. Como jornalista, é a minha primeira produção reconhecida em um concurso, e o fato de ter sido em conjunto com meus colegas de emissora deixa a vitória ainda mais especial”, comemora o jornalista Breno Rodrigues, que colaborou na outra produção premiada como editor de áudio e sonoplasta.

A jornalista Alessandra Dantas também celebra o reconhecimento nacional do trabalho realizado pela equipe. “A série evidencia a complexidade do Prouni, que possibilita o acesso ao ensino superior para muitas pessoas, mas com os desafios do financiamento público da educação privada. Destaco a diversidade dos especialistas entrevistados e de suas trajetórias, pesquisadores e pesquisadoras da UFMG e também de outras universidades, e as histórias de vidas transformadas, de profissionais que estudaram com o apoio do Programa. Essa premiação coloca a educação no centro do debate e valoriza o jornalismo especializado na área”, diz .

Tradição
A professora Fábia Lima, diretora do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom), do qual a emissora faz parte por meio de parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), destaca que a Rádio UFMG Educativa honra sua tradição, ao propor discussões relevantes de forma aprofundada, sempre com foco nos direitos humanos e nas minorias sociais. “No próximo mês, a emissora completa 19 anos, uma trajetória constantemente reconhecida com premiações expressivas, o que demonstra a excelência e o comprometimento de nossa equipe, da qual muito nos orgulhamos”, afirma.

A programação da Rádio UFMG Educativa é transmitida pela frequência 104,5 FM na Região Metropolitana de Belo Horizonte e pela internet.