Grupo encena ‘A volta para Marilda’, de Oswaldo França Júnior, em radionovela

Produção visa alcançar público de exposição do Acervo de Escritores Mineiros suspensa por causa da pandemia; primeiro capítulo está disponível em aplicativos de podcast

Livro
Livro 'A volta para Marilda', de Oswaldo França Júnior, foi publicado em 1974 Acervo de Escritores Mineiros

O projeto de extensão Leitura dramática e encenação no Acervo de Escritores Mineiros criou uma nova opção para os visitantes da exposição O laboratório do escritor. Impedido de apreciar a coleção devido à pandemia, o público poderá se entreter com a radionovela A volta para Marilda. A atração foi produzida pela equipe do projeto de extensão com base na obra homônima do escritor mineiro Oswaldo França Júnior. O primeiro episódio já está disponível nos aplicativos SoundcloudSpotify. Ao todo, cinco capítulos serão lançados às quintas-feiras.

Ambientada em Belo Horizonte, em 1974, a trama tem foco em um triângulo amoroso formado por Marilda, mulher forte e confiante, Jurandir, homem criado sob os cuidados da mãe e da irmã mais velha, e Rozana, dona de casa decidida e moradora do Aglomerado da Serra. O elenco é formado pelos estudantes Ana Beatriz Cucaroli (Letras), Arthur Barbosa, Felipe Oliveira e Mariana Nolaço, os três da graduação em Teatro. Além de atuar, o quarteto participou ativamente do processo de escrita dramatúrgica e adaptação da obra ao formato, sob a orientação da professora de Literatura e Teatro Elen de Medeiros (Fale).

Alternativa às lives
“A radionovela nasceu da necessidade de produzir conteúdo digital em um ambiente tão saturado de lives. Nossa ideia é levar as obras dos escritores mineiros a todos os públicos”, explica Elen de Medeiros. A docente é uma entusiasta do formato de radionovelas, que, em tempos passados, teve muito sucesso. “Embora o formato seja antigo e a história se passe na década de 1970, A volta para Marilda baseia-se em um contexto social e político muito relevante", pondera Elen.

O fundo arquivístico e literário de Oswaldo França Júnior encontra-se salvaguardado pelo AEM. O projeto de extensão Leitura dramática e encenação no Acervo de Escritores Mineiros conta com o apoio do Centro de Extensão da Faculdade de Letras, da Pró-reitoria de Extensão e da Rede de Museus da UFMG.

Daniel Silveira