Ranking chinês classifica UFMG entre as 400 melhores universidades do mundo

A UFMG figura entre as quatro melhores instituições de ensino superior brasileiras e na faixa que agrupa as 301-400 melhores do mundo, na edição 2016 do Ranking Acadêmico das Universidades de Classe Mundial (ARWU, na sigla em inglês) divulgado na semana passada.

A classificação, que aponta as 500 melhores universidades mundiais segundo critérios como qualidade na educação, premiações alcançadas pelo corpo docente, publicações nas revistas Nature e Science e publicações indexadas nas áreas de ciências sociais, está disponível na internet.

Entre as brasileiras, encabeça a lista a Universidade de São Paulo (USP) – posicionada entre as 150 líderes do mundo –, seguida pela UFMG, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), todas na faixa entre a 301ª e a 400ª colocação. Na faixa seguinte (400-500), figuram as universidades Federal do Rio Grande do Sul e Estadual de Campinas.