Notícias Externas

AD Scientific destaca 40 professores da UFMG entre os mais influentes da AL

Classificação é baseada no desempenho científico e no valor agregado da produtividade

Mauro Martins Teixeira, do ICB, é um dos mais reconhecidos pesquisadores brasileiros
Mauro Martins Teixeira, do ICB, aparece com destaque na área de ciências médicas e da saúdeFoca Lisboa | UFMG

Todas as áreas do saber contempladas pelo ranking Latin America Top 100 Scientists 2022, da plataforma AD Scientific Index, têm docentes da UFMG entre os 100 mais influentes da América Latina. Ao todo, 40 professores da universidade foram incluídos, distribuídos em 11 categorias.

Na categoria Arts, Design and Architecture, os docentes da UFMG listados são Silke Kapp (79º), da Escola de Arquitetura, e Carlos Palombini (22º), Cecilia Cavalieri (74ª), e Fausto Borem (87º), da Escola de Música. Aparece também a revista acadêmica Per Muse (22ª), da mesma unidade.

Na área de Business and Management, foram listados Alexandre de Pádua Carrieri (30º) e Luiz Alex Saraiva (85º), da Faculdade de Ciências Econômicas (Face); Vera França (51ª), da Fafich, e Maria José Menezes Brito, da Escola de Enfermagem (76ª).

Entre os pesquisadores em Economics & Econometrics, Eduardo da Motta Albuquerque (27º), da Face, foi elencado. Na categoria Education, consta o nome de Eduardo Fleury Mortimer (6º), da Faculdade de Educação (FaE).

Na série Engineering & Technology, aparecem os docentes do Instituto de Ciências Exatas (Icex) Antônio Loureiro (14º), Virgílio Almeida (25º), Wagner Meira (61º), Marcos André Gonçalves (67º), Fabrício Benevenuto (88º) e Jussara Almeida (89ª), além de Roberto Figueiredo (98º), da Escola de Engenharia.

No campo History, Philosophy, Theology, foram reconhecidos os professores da FaE Luciano Mendes (17º) e Cynthia Greive (43ª), e os da Fafich Rodrigo Patto Sá Motta (36º) e Junia Furtado (55ª).

No conjunto dos mais influentes pesquisadores em Law and Legal Studies, figuram os nomes de Cláudio Beato (12º), Bráulio Silva (24º) e Ludmila Mendonça (36ª), todos da Fafich.

A classe Medical and Health Sciences destacou os professores Mauro Teixeira (7º), do ICB; Antônio Luiz Ribeiro (31º), Sandhi Barreto (39ª) e Sérgio Pena (45º), da Faculdade de Medicina; Saul Paiva (53º) e Isabela Pordeus (93ª), da Faculdade de Odontologia.

Na subárea Natural Sciences, destacam-se Ado Jorio (65º) e Marcos Pimenta (82º), ambos do ICEx. Na série Social Sciences, foram reconhecidos Cristiano Mauro Assis (79º), da Fafich, e Marisa Mancini (88º), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Por fim, na categoria denominada Others, a UFMG foi representada por Deborah Malta (9ª), da Escola de Enfermagem, Ricardo Gazzinelli (16º) e Robson Augusto Souza (21º), do ICB, Gilberto Medeiros (72º), do ICEx, Britaldo Soares (98º), do Instituto de Geociências, e Paulo Caramelli (100º), da Faculdade de Medicina.

O sistema
O Índice Científico AD é um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade de cientistas individuais. Produz rankings de instituições com base nas características científicas dos afiliados.

Usando um total de nove parâmetros, a versão latino-americana do AD Scientific Index reúne 56.239 cientistas vinculados a 1.643 universidades de 35 países.