Mestrado em Estudos da Ocupação abre seleção para a sua segunda turma

Formação é oferecida na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFMG é a segunda no Brasil
Detalhe do prédio da EEFFTO, sede das atividades do mestradoFoca Lisboa / UFMG

Estão abertas, até 4 de maio, as inscrições para o curso de mestrado em Estudos da Ocupação. O edital e a documentação necessária para o processo seletivo estão disponíveis para consulta.

Ao todo, 21 vagas são ofertadas, sendo cinco para candidatos autodeclarados negros. No edital suplementar, são oferecidas mais duas vagas, uma para candidato indígena e outra para pessoa com deficiência.

As inscrições devem ser feitas presencialmente na secretaria do colegiado do curso de pós-graduação em Estudos da Ocupação, na sala 3097, da EEFFTO. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30. Há também a possibilidade de envio da documentação exigida pelos Correios,via Sedex, com data de postagem até 4 de maio. O destinatário é a Secretaria do Curso de Mestrado em Estudos da Ocupação-CPGEO/UFMG, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627, CEP 31.270-901, Belo Horizonte-MG.

O processo seletivo será dividido em três fases. Na primeira, os candidatos deverão realizar prova de proficiência em língua inglesa. A fase seguinte consiste em exame escrito sobre temas relativos à ocupação, participação e inclusão. Por fim, na terceira etapa, os candidatos terão seus currículos analisados e serão arguidos sobre o pré-projeto de pesquisa. O curso terá início em agosto de 2020.

Potencial transversal
Subcoordenadora do mestrado, a professora Adriana Valladão destaca o potencial transversal da formação e seu papel regional. “Esse é apenas o segundo curso de pós-graduação em Terapia Ocupacional em uma instituição pública no Brasil. Nosso corpo docente conta com, aAlém dos professores da UFMG, profissionais das universidades de Brasília e Federal do Triângulo Mineiro, fortalecendo o envolvimento de outras redes de estudantes e profissionais”, informa.

O processo seletivo destina-se à formação da segunda turma do mestrado, criado no ano passado. Com uma área de concentração dedicada à ocupação, participação e inclusão, o estudante poderá escolher entre duas linhas: Ocupação, cuidado e funcionalidade Ocupação, políticas públicas e inclusão social. Na primeira, a proposta se estrutura em três eixos: Perfil ocupacional e avaliação funcional, Tecnologia assistiva e participação e Estratégias de cuidado. A segunda se constitui de três temáticas:  Políticas sociais, direitos ocupacionais, desigualdade e inclusão social, e Políticas públicas de saúde, modelos de atenção à saúde e inclusão social.