Pesquisa e Inovação

Rede internacional de universidades financiará projetos colaborativos sobre a pandemia

Plano de trabalho deverá incluir ao menos três instituições de dois países

Aprovados terão até um ano para desenvolver projeto
Aprovados terão até um ano para desenvolver projeto Pixabay

A Worldwide Universities Network (WUN) anunciou que financiará projetos colaborativos relacionados à pandemia de Covid-19. No âmbito da UFMG, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) ficará responsável pela validação institucional dos planos que devem atender à urgência dos desafios de pesquisa relacionados à emergência de saúde pública atual. 

As propostas deverão ser enviadas pelo e-mail redes@dri.ufmg.br ou pelo missoes@dri.ufmg.br, até 10 de maio, para repasse aos responsáveis pelo processo seletivo da rede WUN. Como os recursos são limitados, recomenda-se que os planos sejam submetidos à análise o mais rapidamente possível. 

As propostas de cada projeto não devem ocupar mais de três páginas e precisam responder às seguintes perguntas: Qual é a questão apresentada? Como o projeto se direciona especificamente para o impacto da Covid-19 e por que é necessário começá-lo agora? Qual é o plano do projeto? Quem irá integrar a equipe de trabalho e como as especialidades desses participantes podem contribuir para o sucesso do projeto? Que valor pode ser agregado a partir da reunião desse grupo formado por pesquisadores da WUN? Qual será o impacto do projeto para os membros da WUN e/ou para a sociedade? Como o aporte financeiro será gasto?

A WUN priorizará as propostas que promovam a ampla colaboração entre os parceiros da rede e que possam ser aplicadas nos primeiros meses, levando em consideração o rápido avanço da doença pelo mundo. Além disso, é obrigatório que os planos incluam ao menos três universidades associadas à WUN de dois ou mais países. Cada projeto poderá ser financiado com, no máximo, de dez mil euros, valor a ser gasto no período de até um ano. Para saber mais, acesse o site da WUN.

A Worldwide Universities Network é formada por 23 universidades da Austrália, do Canadá, da China, de Gana, do Quênia, da Irlanda, do México, dos Países Baixos, da Nova Zelândia, da Noruega, da África do Sul, do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Brasil. A UFMG é a única instituição brasileira a figurar no grupo.