Referência de intérprete no Brasil, Alaíde Costa lança mais um álbum, aos 86 anos
Disco marca parceria de longa data com o compositor e violonista paulistano Eduardo Santhana
A intérprete Alaíde Costa é dona de uma das vozes mais marcantes da música brasileira. Negra, mulher, se envolveu com a bossa nova, movimento que, com todos seus méritos indiscutíveis para a cultura brasileira, acabou sendo uma expressão majoritariamente branca e de classe média. A cantora produziu muito mais do que colheu. Seu reconhecimento de público não é compatível com sua força, mas isso não impede sua criação. Neste mês de dezembro, ao completar 86 anos de vida, lançou um novo trabalho: Canções de Amores Paulistas - Alaíde Costa Canta Eduardo Santhana.
O álbum traz 13 canções inéditas, compostas pelo cantor, compositor e violonista paulistano Eduardo Santhana. No programa Noite Ilustrada desta quarta-feira, 15, a cantora e compositora Alaíde Costa falou sobre o novo álbum, sua vida e sua obra. Além de seus lançamentos mais recentes e o encontro com Santhana, conhecido e parceiro na música há muito tempo, a artista comentou sobre o preconceito racial na música e a importância dos movimentos sociais nesse sentido.
Ela refletiu sobre sua relação com o tempo e seu processo de amadurecimento técnico. “Tudo que eu sei, eu aprendi sozinha. Se eu canto hoje e penso assim ‘poderia ter feito diferente’, no dia seguinte já mudo aquilo que acho que não foi muito legal e assim eu vou aprendendo sozinha. Eu sou a minha professora”, contou a artista.
A convidada também mencionou seu desejo de gravar um disco de canções da cantora e compositora Dalva de Oliveira, de quem declarou ser fã e aluna, pois com ela aprendeu a traduzir as emoções na música. Alaíde Costa comentou que já iniciou as gravações de outro álbum com letras de Emicida e de vários compositores de renome, expressando grande felicidade e empolgação com o projeto que deve ser lançado em 2022.
Ouça a entrevista completa no Soundcloud.
O álbum Canções de amores Paulistas - Alaíde Costa Canta Eduardo Santhana está disponível no YouTube.
Produção: Maron Filho e Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória e Alessandra Dantas
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Alessandra Dantas