Institucional

UFMG busca apoio da PBH para financiar bolsas de pesquisa

Reitora Sandra Goulart e o prefeito Alexandre Kalil discutiram possibilidades de parceria na área de saúde

Fachada do prédio da PBH, no centro de Belo Horizonte
Reunião foi realizada no prédio da PBH, no centro de Belo Horizonte Stênio Lima / PBH

A UFMG poderá contar com suporte financeiro da Prefeitura de Belo Horizonte para viabilizar o pagamento de bolsas e realização de pesquisas, em especial na área da saúde. O assunto foi discutido pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e pelo prefeito Alexandre Kalil, em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 30, na sede do executivo municipal.

De acordo com a reitora, o prefeito Kalil mostrou-se disposto a apoiar a Universidade, afetada pelo bloqueio orçamentário imposto pelo governo federal, que também restringiu os recursos destinados ao CNPq e à Capes, agências responsáveis pelo financiamento de bolsas de pesquisa e pós-graduação. 

Durante o encontro, Sandra Goulart apresentou as principais demandas da UFMG e as possibilidades de contrapartida da Universidade. Prejudicadas pelo bloqueio de recursos, pesquisas centradas no combate a doenças tropicais, como zika e chikungunya, estão entre as atividades de interesse do município. 

“Mantemos ótima interlocução com a Prefeitura, que tem sido nossa parceira em diversos campos”, disse a reitora. Segundo ela, um novo encontro será realizado na próxima semana para discutir formas de operacionalizar a parceria.