Reitores acompanham cerimônias de posse de ministros em Brasília

Primeiros contatos indicam respeito às universidades federais e abertura ao diálogo, avalia Sandra Goulart Almeida

Reitores das universidades federais na posse da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos Foto: Comunicação MCTI

Dirigentes das instituições federais de ensino superior (Ifes) participaram em peso das cerimônias de posse de novos ministros de Estado realizadas em Brasília, na última segunda-feira, 2 de janeiro. Todos foram a convite dos ministérios, o que é um indicativo de abertura ao diálogo e reposicionamento das universidades como atores centrais na articulação de ações nos campos da educação, saúde, cultura, ciência, direitos humanos e meio ambiente, na avaliação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida. “Estamos inaugurando um novo tempo, um tempo de revalorização das políticas públicas, que foram abandonadas nos últimos quatro anos”, disse a reitora, que acompanhou seis cerimônias.

Sandra Goulart e outros dirigentes compareceram às posses de Fernando Haddad (Fazenda), Flávio Dino (Justiça), Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações), Margareth Menezes (Cultura) e Silvio Almeida (Direitos Humanos), entre outros. De acordo com a reitora, os primeiros contatos com os novos ministros foram promissores, principalmente das áreas de interlocução mais estreita com as universidades, como educação e ciência e tecnologia. Sandra Goulart participou, inclusive, na última sexta-feira, dia 30, de um encontro com a nova titular do MCTI, Luciana Santos, que prometeu trabalhar pela recomposição orçamentária da pasta e pela execução integral do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNCT).

Autonomia e homenagem
O novo ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou, em seu discurso de posse, que pretende implantar uma grande política de alfabetização e de fortalecimento da educação básica e do ensino em tempo integral. Santana também destacou a importância da autonomia para as instituições de educação superior e da recomposição orçamentária, além de ter anunciado que encomendou um levantamento de todas as obras paralisadas, como creches, escolas e campi universitários. “Precisamos garantir a retomada imediata dessas obras tão importantes para os jovens e as crianças desse país. Também vamos resgatar a credibilidade do Enem”, enfatizou Santana.

O ministro ainda prestou homenagem à professora emérita da UFMG Magda Becker Soares, falecida no dia 1º de janeiro, destacando seu trabalho pioneiro na educação e alfabetização. A bandeira do Brasil no prédio do Ministério da Educação permaneceu a meio mastro em sinal de luto pela morte da educadora.

Mais mulheres na gestão
A reitora da UFMG chama atenção para a ampliação da presença das mulheres em pastas estratégicas, como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Cultura, Planejamento e Ciência, Tecnologia e Inovações, o que evidencia esforço do novo governo em direção à igualdade de gênero. “Houve um avanço, e percebemos um movimento claro nesse sentido. Mais mulheres em postos de comando trazem a perspectiva de exercício aprimorado da gestão pública, promovendo maior inclusão e diversidade”, argumenta a reitora da UFMG.

Posse dos novos ministros (2-1-2023)

Com Gov.br