Reitora recebe cônsul-geral do Canadá para discutir intensificação de parcerias

Novos esforços conjuntos levarão em conta bases do Marco Legal de C,T&I

Sanfdra Goulart Almeida e Evelyne
Sandra Goulart Almeida e Evelyne Coulombe: valores em comumFoca Lisboa / UFMG

A cônsul-geral do Canadá no Brasil, Evelyne Coulombe, foi recebida na manhã desta quinta-feira, 19, pela reitora Sandra Goulart Almeida para debater as parcerias já firmadas pela Universidade com entidades canadenses e conversar sobre a possibilidade de se firmar novos acordos.

“Queremos fazer avançar as relações entre o Canadá e a UFMG. Em termos de cooperação acadêmica, o país é um dos nossos mais importantes parceiros. Temos trabalhos conjuntos em todas as áreas. É um longo histórico”, disse a reitora, que, em razão de suas atividades científicas, no âmbito dos Estudos Literários, tem proximidade com o universo acadêmico canadense.

“Em nosso encontro, falei sobre o interesse das universidades canadenses em receber estudantes daqui”, explicou a cônsul, em português fluente. “Conversamos também sobre as parcerias que já existem e a vontade que temos de ampliar o número de acordos entre a UFMG e as universidades canadenses, principalmente com a nova lei de ciência e tecnologia”, explicou Evelyne Coulombe, em referência à Lei 13.243/2016, que instituiu o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. Regulamentada em fevereiro deste ano, a nova legislação visa, entre outras coisas, desburocratizar as atividades de pesquisa e inovação no país, criando mecanismos para integrar instituições científicas e tecnológicas e incentivar investimentos.

A diplomata ainda destacou a importância de se investir em parcerias em pesquisa e desenvolvimento que envolvam a iniciativa privada. “Discutimos o que pode ser feito para incrementar as relações entre a universidade e as empresas canadenses atuantes aqui no estado de Minas Gerais”, disse.

Valores em comum
O encontro também representou uma oportunidade para que UFMG e Canadá conversassem sobre a criação do Centro de Estudos Norte-americanos, que está no horizonte da atual gestão. “É um centro de estudos em que o Canadá estaria naturalmente incluído. Seria uma forma de desenvolver e dar mais visibilidade às parcerias que temos com o país”, explicou Sandra Goulart Almeida.

“A verdade é que nós compartilhamos muitos valores com o Canadá: a questão da diversidade, que para nós é muito cara, e que para eles também é muito importante; a questão da igualdade de gênero, que me interessa em particular. Essa é uma área em que o Canadá é exemplar. Temos muita coisa em comum, o que certamente vai impulsionar os acordos que vamos firmar de agora para frente”, garantiu a reitora.

Também participaram da reunião James Kim, cônsul e gerente do programa comercial do Consulado Geral do Canadá, Franz Brandenberger, comissário de comércio do consulado para o setor de mineração, e Aziz Tuffi Saliba, diretor de Relações Internacionais da UFMG.

James Kim,
James Kim, Aziz Saliba, Sandra Goulart Almeida, Evelyne Coulombe e Franz BrandenbergerFoca Lisboa / UFMG