Representantes dos cursos da educação discutem retomada das atividades
Fórum será realizado nesta quarta com transmissão pelo YouTube
O planejamento do retorno das atividades da área educacional será tema do fórum on-line Cursos da educação: o planejamento da retomada com segurança, equidade e qualidade, programado para esta quarta-feira, 8, das 14h às 15h30. A iniciativa integra o programa Integração Docente: Ações formativas para as práticas pedagógicas.
Com transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube e tradução em Libras, o evento contará com a participação de quatro coordenadores de cursos: os professores Paulo Nogueira (Pedagogia), Sirleine (colegiado especial das Licenciaturas), Paulo Maia (Formação Intercultural para Educadores Indígenas) e Luiz Ribeiro (Educação do Campo). Os graduandos Gabriel Cavalcante (Pedagogia) e Gabriela Arsênio (Teatro) também participarão das discussões.
O evento é promovido em momento especialmente estratégico, já que a UFMG definiu que a retomada das atividades acadêmicas da graduação ocorrerá a partir do dia 3 de agosto de forma remota e emergencial. A fixação da data possibilitou aos colegiados avançar nas discussões sobre o planejamento das disciplinas e ações que serão ofertadas, sobre a adaptação dos planos de ensino e as possibilidades de oferta de atividades práticas.
“A Câmara de Graduação apresentará, para avaliação do Cepe [Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão] e posterior divulgação à comunidade, propostas de diretrizes referentes a estratégias de ensino-aprendizagem, processos avaliativos e flexibilização do regime acadêmico. Por isso, é muito oportuno compartilhar, neste momento, experiências e propostas relacionadas aos cursos que se dedicam à formação de professores”, avalia a pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira.
Série
Esse é o quarto fórum promovido pelo Integração Docente, que já abordou os impactos da pandemia de covid-19 no ensino superior e os processos de retorno das aulas nos cursos das áreas da saúde e de engenharia e ciências exatas.
Além dos fóruns, o programa também tem ofertado cursos, oficinas, webinars, tutoriais, guias e outros recursos para auxiliar os professores a adaptar suas disciplinas à dinâmica do ensino remoto emergencial, que será adotado pela Universidade enquanto vigorarem as recomendações de isolamento social.
A programação e os registros das atividades podem ser acompanhadas na página da iniciativa.