Programa Democratizar, da Proex, apoiará 47 iniciativas

Resultado foi divulgado nesta semana; processo seletivo priorizou atividades com foco em populações indígenas e quilombolas e brigadistas florestais voluntários

Projeto 'Plantar no museu', desenvolvido no Viveiro de Mudas do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB), é uma atividades beneficiadas
Projeto 'Plantar no museu', desenvolvido no viveiro de mudas do Museu de História Natural e Jardim Botânico, é uma atividades beneficiadas Foto: MHNJB

O programa Democratizar, que tem o propósito de apoiar programas, projetos e cursos de extensão nas áreas de direitos humanos e meio ambiente, divulgou, nesta semana, o resultado do edital 03/2024. Serão contempladas 47 iniciativas, que vão receber bolsas na modalidade PBEXT Ação Afirmativa. O processo seletivo priorizou atividades com foco em populações indígena e quilombola, além de brigadistas florestais voluntários.

As bolsas, que cobrirão o período de agosto de 2024 a julho de 2025, são destinadas a estudantes que são mães com filho em idade escolar, travestis e transexuais, pessoas com deficiência, indígenas e quilombolas ou alunos que ingressaram pelo sistema de cotas e/ou assistidos pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

Em 2024, o Democratizar chegou à sua quarta edição. O programa de fomento da Pró-reitoria de Extensão (Proex) conta com recursos de emenda parlamentar de autoria da deputada Federal Célia Xakriabá.

Outras informações estão disponíveis na página da Proex.