Institucional

‘Retrospectiva 2020’ revisita os principais fatos noticiosos do ano na UFMG

Pandemia foi o principal tema trabalhado pelas mídias da Universidade no período; série sobre autonomia foi o destaque de janeiro

Bandeira da UFMG, hasteada no campus Pampulha, sob a luz do sol
Bandeira da UFMG, hasteada no campus PampulhaLucas Braga | UFMG

O Portal UFMG dá início nesta terça-feira, dia 22, a uma retrospectiva do ano 2020 na Universidade por meio de republicações de reportagens, vídeos e conteúdos sonoros produzidos ao longo do período pelas equipes da Agência de Notícias, da TV UFMG e da Rádio UFMG Educativa e compartilhados nas redes sociais oficiais. O material será publicado na seção Retrospectiva 2020, hospedada no ambiente de notícias da página da UFMG.

A covid-19, cujo primeiro caso foi identificado na China, no último dia de 2019, foi o tema que dominou o noticiário mundial em 2020. E na UFMG não foi diferente. O primeiro conteúdo sobre o assunto foi publicado pela Rádio UFMG Educativa, no fim de fevereiro. À época, o programa Outra estação já discutia o rápido avanço da doença, que em março ganhou da Organização Mundial de Saúde (OMS) o status de pandemia, por conta de sua presença em todos os continentes.

Na UFMG, os impactos da pandemia se fizeram sentir já no início de março. A instituição criou um comitê de enfrentamento ao coronavírus, suspendeu as atividades acadêmicas presenciais e iniciou seu amplo esforço de combate à doença nas frentes científica, acadêmica e social, que acabaria reconhecido pelas várias instâncias do poder público e da sociedade brasileira. 

Também começava ali um minucioso processo de planejamento para a retomada das atividades acadêmicas, que se concretizou a partir de julho com a adoção do ensino remoto emergencial, decisão que exigiu grandes esforços da UFMG – um dos mais desafiadores foi a criação de abrangente programa de inclusão digital que possibilitou ao corpo discente acompanhar as aulas no novo formato.

Protagonista
O vírus foi o protagonista do noticiário da UFMG. De 28 de fevereiro até esta terça-feira, dia 22, 881 conteúdos foram postados no Portal UFMG, agrupados pela tag Covid-19. Foram reportagens, entrevistas, artigos, vídeos e programas sonoros com múltiplas abordagens sobre a pandemia do coronavírus.

Retrospectiva 2020 será apresentada em ordem cronológica, com quatro conteúdos representativos de cada mês republicados a cada dia. O principal destaque do mês de janeiro de 2020, que abre a retrospectiva, foi a série Autonomia universitária, que discutiu vários aspectos desse princípio fundamental da vida acadêmica e administrativa das instituições de ensino superior. O término da retrospectiva está previsto para 8 de janeiro.

Destaques de janeiro
Há 90 anos, decreto federal concedia autonomia à UFMG

Autonomia remove obstáculos que impedem o avanço da ciência

Sisu: heteroidentificação é obrigatória para candidatos que concorrem por meio de cotas raciais

Com participação da UFMG, estação brasileira de pesquisa na Antártica será reinaugurada