Reunião Anual da SBPC terá versão virtual em julho

Conferências, painéis e minicursos compõem a programação

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará, no mês de julho, uma versão reduzida e on-line de sua 72ª Reunião Anual, agendada inicialmente para o período de 12 a 18 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. Realizado ininterruptamente desde 1949, o maior evento científico da América Latina precisou ser adiado por conta da pandemia de coronavírus, e nova data ainda será definida.

No entanto, para marcar esse período tão emblemático para a ciência brasileira, que coincide com a época em que tradicionalmente ocorrem os encontros, a SBPC realizará, de 12 a 24 de julho, uma série de atividades virtuais, como conferências, painéis e minicursos. As conferências e painéis serão transmitidos ao vivo no canal do YouTube da SBPC e compartilhados na página do Facebook da entidade (@SBPCnet).

Serão ofertados 18 minicursos on-line, sobre temas de diversas áreas do conhecimento. Dois deles serão ministrados por pesquisadores da UFMG: Vírus gigantes: expandindo os limites da virosfera, a cargo de Jônatas Santos Abrahão, Rodrigo Araújo Lima Rodrigues e Paulo Victor de Miranda Boratto, e Boatos, mentiras, desinformação e ciência, que será conduzido por Yurij Castelfranchi e Vanessa Oliveira Fagundes.

Yurij Castelfranchi: minicurso sobre desinformação na ciência
Yurij Castelfranchi: minicurso sobre desinformação na ciência Raíssa César / UFMG

O evento virtual é gratuito e aberto a todos, mas os interessados em participar de um ou mais minicursos precisam se inscrever até 8 de julho e pagar uma taxa. Quatro aulas comporão as atividades, sendo as três primeiras gravadas em vídeo e disponibilizadas de 8 a 19 de julho. A última, ao vivo pelo Zoom, será realizada em data específica, na semana de 20 a 24 de julho. Cada minicurso terá carga horária de oito horas e valerá certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas até o dia 19 de julho e à aula ao vivo.

Entre as conferências, estão A pandemia, a saúde dos brasileiros e o SUS, que será proferida pelo médico Drauzio Varella, As mudanças climáticas e o planeta, por Paulo Artaxo, e A educação nos novos tempos, a cargo do filósofo Renato Janine Ribeiro.

Os painéis também trazem discussões importantes sobre o momento social e político do país. Num deles, será abordada A situação da CT&I no Brasil – o debate será coordenado pelo presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, e terá participação de Pedro Wongtschowski (Mobilização Empresarial pela Inovação), do deputado federal Alessandro Molon (Cidadania), de Sergio Machado Rezende (Universidade Federal de Pernambuco) e Fábio Guedes Gomes (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas).

O Brasil pós-pandemia é outro tema em debate. A sessão, que será coordenada por Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, contará com referências da área da saúde, como César Gomes Victora (Universidade Federal de Pelotas), e da sociologia e ciência política, como Maria Hermínia Tavares de Almeida (USP).

A sessão de abertura da minirreunião virtual da SBPC será no dia 12 de julho, às 18h30. As conferências e painéis ocorrerão de 13 a 17 de julho. Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Com Assessoria de Comunicação da SBPC