Ensino

Revista Brasileira de Educação Básica reúne artigos e vídeo sobre equidade racial

Em entrevista, Magda Becker Soares discorre sobre alfabetização e letramento

Imagem de capa do quinto número da publicação
Imagem de capa da quinta edição da publicação Reprodução

Está disponível na internet o quinto número (ano 2) da Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB), que reúne artigos, relatos e outros textos destinados a professores. Um dos destaques da edição é a entrevista com a professora Magda Becker Soares, na qual aborda alfabetização e letramento, com ênfase na necessidade de que os docentes sejam preparados para lidar com a complexidade dos usos da linguagem na atualidade.

A edição também apresenta o vídeo Entre Baobás: caminhos para a equidade na escola, com relatos de alunos e professores de escolas das redes municipais de Betim e Contagem, a respeito de dois projetos que trabalham o tema da equidade racial no ensino da história e da cultura africana. A questão racial também é focalizada no artigo Empoderar o conhecimento escolar na classe popular.

O uso de objetos tridimensionais no ensino de história, o emprego de jogos no ensino de ciências e a relação entre educação física e letramento também são abordados nos artigos e relatos que compõem a nova edição.

A Revista Brasileira de Educação Básica é um periódico eletrônico trimestral de acesso livre, que tem o objetivo de divulgar boas práticas didáticas e de pesquisa no ensino básico.